Por Omar Ricardo Andujar
Eng . Zootecnista no
Todos sabemos da importância do banho habitual para nossos pássaros , tanto para a saúde e higiene da ave , como o aspecto de conforto que proporcionamos a eles quando tomam banho .
E recomendável no mínimo o banho uma vez por semana . Devemos disponibilizar um meio no qual as aves possam tomar banho , seja colocando banheiras , seja borrifando os pássaros simplesmente com água ou uma mistura de água e vinagre de maçã .
só com movimentos unidirecionais da cabeça para a cauda . Não esquecer de lavar as pernas , a anilha e as patas .
3 . Na última bacia mergulhamos o canário para lhe retirar todo o shampoo .
4 . Finalmente enxugamos o canário com a ajuda de papel descartável e absorvente de cozinha e posteriormente temos que secar a ave , envolvendo a ave com papel toalha , ou com o uso de uma gaiola enfermaria aquecida .
Até o momento do concurso , é recomendável borrifar a plumagem só com água para evitar efeitos indesejáveis na plumagem de nossos Gloster .
Não podemos esquecer que a diferença dos canários de cor , temos que priorizar a forma e volume de nossos pássaros .
O horário mais adequado para a prática do banho é na parte da manhã . Agindo dessa forma possibilitamos o tempo que os pássaros necessitam para secar bem a sua plumagem .
O local para a tarefa de secagem do pássaro deve ser livre de correntes de ar e de preferência com incidência de luz solar , facilitando a secagem , além do efeito benéfico da luz solar na fixação da vitamina D a nível da pele .
Muitos criadores , principalmente de canários de cor , banham seus canários na semana anterior aos concursos , seguindo a seguinte metodologia :
1 . Disponibilizar duas bacias de plástico com água morna a cerca de 30 º C lado a lado .
2 . A primeira serve para molhar o pássaro com um pincel da barba e um pouco de shampoo neutro lavando o canário , passando o pincel com shampoo no sentido das penas . Ou seja ,
Gloster Clube do Brasil - 31