0 importante que todos os seus filhotes da mesma cor sejam manuseados nesse momento .
Exemplo : Comece pegando todos os filhotes de fundo branco lipocrômico . ( com ou sem topete )
Ao pegar o filhote você vai identificar de pronto se existe alguma anomalia , soprando a barriga , se tiver um ou mais ponto roxeados , recomendo separá-lo dos demais , o mesmo procedimento deve ser feito com os demais filhotes com facão , quistos etc .
Observação : Agora vem a fase dolorida , não é a hora de comparar com o pai e a mãe , pois se você fizer isso vai perder tempo . Explicarei mais adiante , só fiz o lembrete pra você não pensar que estou desatento aos fatores genéticos , isso só vai acontecer na fase seguinte segundo inventário .
1 ) Inspeção visual básica já está em curso ( estado físico de sinal de falta de saúde , peito ou tórax com manchas roxas , excesso de gordura , chiadeira etc .);
Se encontrar algum pássaro com um desses sinais vão receber sua atenção ao término dos trabalhos de inventário . ( De imediato separe dos demais para análise de como tratar .)
2 ) Toda ave que tocar o rabo no segundo poleiro será separada , em uma única voadeira , independente de sexo , num total máximo de seis aves por conjunto , caso a cor analisada não completar os seis pássaros por voadeira você pode completar com a cor seguinte ou não , desde que não fique menos de 4 pássaros por voadeira , porque nesse caso a ave vai escolher lutar pela liderança do espaço .
Calma você não está se desfazendo de nada , só está separando e inspecionando sua criação .
3 ) Pronto sobrou um grupo de pássaro com aproximadamente 11 cm está na estante ou cabide .
O grupo que sobrou você vai tirar a gaiola com o pássaro do cabideiro ou da estante e vai colocar a gaiola enfileirada no chão , sim no chão , em QUALQUER ORDEM .
Vá beber seu café , seu chimarrão ou água e bater papo com seu amigo por pelo menos 10 minutos . Vamos lembrar que o processo de inventariar é moroso .
Pra todas as cores você vai seguir esse ritual . Porque existe a necessidade de tempo para as aves ajustarem suas penas ao corpo e assumirem uma posição mais confortável , sem stress de
manejo .
Ao retornar do cafezinho ou chimarrão , você e seu amigo vão olhar as gaiolas com os canários no chão , vai soltar aos olhos a forma do gloster .
Você vai ordenar como o primeiro da fila o que tiver maior caixa e cabeça , ainda no chão , você vai ordenar o segundo , terceiro e assim por diante .
Execute essa etapa em silêncio , concentrado e devagar .
Segura a ansiedade !
Solicite ao seu amigo se ele concorda com a classificação de como você viu a forma dos seus glosters , explique o que você fez , se ele discordar – ouça !
Não é vergonha errar . Na hora passou despercebido . Seja humilde . Você ainda terá mais um mês para esse pássaro mostrar a que veio .
Nessa hora , se nada te agradar não entre em desespero , o gloster só tem a sua plenitude de forma aos seis meses de vida . Sendo a cabeça o penúltimo item de muda em seu corpo .
Gloster Clube do Brasil - 24