Revista 179 | Page 13

MERCADO FRUSTRADO COM CORTE E DÚVIDAS COM TRUMP EXPLICAM DÓLAR RECORDE

Os principais agentes do mercado financeiro esperavam um corte maior que os R $ 70 bilhões em dois anos e os R $ 327 bilhões em cinco anos propostos pelo Executivo , segundo avaliação do diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional ( FMI ) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasília ( UnB ), André Roncaglia .

Moeda norte-americana
“ O mercado esperava um pacote de cortes e o que veio foi um pacote de contenção do crescimento dos gastos . O mercado ficou frustrado porque esperava um caminho mais austero no sentido de efetivamente reduzir a quantidade de dinheiro gasto no agregado pelo governo e o que o governo entregou foi diminuir o quanto vai aumentar o gasto ”, explicou .
O economista e professor da UnB , César Bergo , avaliou que é preciso considerar ainda o cenário global marcado por incertezas , em especial , devido a gestão de Donald Trump , eleito presidente dos EUA , que tem prometido aumentar a taxação das importações .
“ Sobretudo em função das medidas que Trump vem anunciando , com o protecionismo e a questão da taxação dos comércios e seu discurso de fortalecimento do dólar . Tudo isso tem afetado o preço do dólar . Contribui também a política monetária americana , que na dúvida não reduz a taxa de juros , então também fortalece o dólar no mundo inteiro ”, disse .
ECONOMIA
13