Retrospectiva 2 | Page 122

CONCLUSÃO

São observáveis, analisando-se o contexto no qual a categoria estava inserida no momento da posse da atual diretoria, os desafios enfrentados à época, devido aos dois principais cenários: político e jurídico (veja a matéria da página 10).

Ainda temos muitos desafios a serem solucionados: atraso e falta de efetividade do Plano de Carreiras (por falta de existência de vagas suficientes para quem possuir os requisitos mínimos); a efetiva implementação da Resolução 153 do CNJ, no quesito indenização justa e correta (ou seja, que indenizem de fato), objetivando a equiparação da A.J. aos valores elencados na TABELA D, da Lei de Custas, em especial, o pagamento por quilômetro rodado das diligências realizadas na zona rural; a majoração do adicional de periculosidade; a implementação do adicional de produtividade (desde que com metas possíveis de serem atingidas); implementação de planos de valorização dos servidores; mobilização na ALMG (tendo em vista o término do período eleitoral, federal e estadual) pela aprovação do PL5219/14, que institui o nível superior para o ingresso na carreira, valorizando a profissão; mais segurança para os oficiais de justiça no desempenho de suas funções etc.;

Infelizmente, não tivemos uma gestão perfeita e muito menos pretendíamos tal façanha. Entretanto, aprendendo com os erros e acertos é possível avançar para melhor. Por isto é importante tirar lições com o passado, para entender melhor os fatores que determinam o fluxo das ações a serem tomadas. Em virtude desta maneira de pensar, conquistamos, pela categoria e conjuntamente com ela, várias vitórias ao longo destes últimos três anos, onde todos ganharam, seja na capital ou no interior do estado. É bom lembrar que todas as categorias de trabalhadores merecem as condições de trabalho que detém, pois as melhorias nas condições trabalhistas são diretamente proporcionais à força de mobilização, conscientização e amadurecimento da própria categoria. Não adianta reclamar e cruzar os braços, pois se não houver luta, não haverá vitórias.