Resumão - Portal do Piloto Edição 07 | Page 24

O XXX Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), ocorreu entre o dia 16 e 18 de novembro, no Rio de Janeiro.

Este congresso é o principal evento da área de transportes do país. A participação de instituições como IME, ITA, UFRJ, UFF, UFRGS, USP, UNB, UFG e UFRN foi um termômetro para mensurar como está e para onde encaminha as pesquisas em aeroportos no país.

As alunas do Mestrado em Infraestrutura de Aeroportos do ITA apresentaram temas sobre percepção dos usuários durante o processo de check-in. A diferença em comparação com o Relatório de Desempenho da Secretária de Aviação Civil está na divisão das percepções em relação ao intervalo de tempo, ex. 0-5 minutos, 5-10, etc., a metodologia envolvida seguiu o método estatístico de regressões baseadas em eventos.

Outra pesquisa avaliou a utilização da utilização da pista nos aeroportos regionais, o método empregado foi a Análise Envoltória de Dados (DEA), sendo os inputs a quantidade de movimentação, passageiros e carga, o output é a quantidade de pista dos aeroportos.

Utilizando o método DEA, só que com mais correlações e variáveis, o pessoal do Doutorado em Engenharia de Produção da UFF apresentou uma otimização para o aproveitamento de toda a área do sítio aeroportuário.

O resultado mostrou a oportunidade que muitos aeroportos têm de expandir sua área de operação e que o aproveitamento da área total é extremamente baixo.

Uma doutoranda de Engenharia de Produção da UFRJ mostrou o que se era esperado para o transporte de carga no Brasil e o que é o real.

PÁG 24

O que está sendo pesquisado sobre aeroportos?

O real mostrou ser maior do que a expectativa na maioria das rotas analisadas. Os dados foram entregues em um espaço temporal semanal, durante a apresentação não foi mostrada a quantidade dos voos.

O valor médio de peso por rota dada o espaço semanal mostrou o transporte de cerca de 9 a 10 toneladas. Não foi mostrado ou apresentado oralmente a taxa de desocupação por peso e nem as aeronaves.

Também é conhecido que a ocupação depende da densidade, dado que é complicado de se obter de uma empresa aérea. Mas se for considerar somente o atributo de peso, e se pressupor 30 voos de A320 podendo levar de carga 12 toneladas então teremos 350 toneladas podendo ser levado pelo transporte aéreo. Uma ótima oportunidade de pesquisa.