Resumão - Portal do Piloto Edição 07 | Page 22

Américas

Governo

Taxação freia a aviação, dizem CEOs

Na última quinta-feira (01) foi realizado o Aviation Day Brasil, um evento em Brasília, onde líderes das maiores companhias do país debatem sobre a expectativa da aviação nacional.

Compareceu ao evento representantes da Gol, Avianca, Latam e Azul.

O maior entrave para o crescimento segundo os participantes são as exageradas taxações feitas pelo governo, fato este que impede um maior desenvolvimento da aviação no Brasil.

Latam

Segundo a Sra. Claudia Sender, presidente da companhia, os impostos acerca dos combustíveis complica e muito as operações: "40% do nosso custo vem do preço do querosene da aviação. Reduzindo o preço do querosene, conseguimos mais voos, mais voos significa mais desenvolvimento, mais desenvolvimento traz maior geração de renda”.

Azul

O representante da Azul, Sr. Antonoaldo Neves, disse: “Problemas graves nas concessões dos aeroportos. Primeiro você tem um modelo que incentiva a outorga e isso no fim vira tarifa para os clientes. Ele incentiva o aumento do custo visando a maior arrecadação do governo, não promove o setor sob a ótica tarifária. Segundo é a forma como o risco é alocado. Se nós temos algum tipo de problema com o aeroporto, não há instrumento para cobrar pelo serviço que eu não estou tendo. O risco está muito mal alocado”.

Avianca

Segundo o CEO da companhia, Sr. Frederico Pedreira: “Acredito que o problema do preço exagerado que somos cobrados vem porque no momento das negociações houve preços pagos que não fizeram muito sentido. Hoje quem paga esse preço são as companhias e os passageiros. Há muito trabalho a ser feito a nível de infraestrutura. Houve passos positivos, mas há ainda muito aeroporto que precisa de investimentos”.

PÁG 22