Muitas rodas de amigos se baseiam sobre histórias de voos, alfandegas, aeroportos, parques, praças, praias e compras. Para os pilotos, todos os que já visitaram o fechado Museu Asas de um Sonho da TAM contam com orgulho a história que aprenderam. Disney, museus, cassinos e prédios, e assim os mercados de turismo e da aviação são estimulados.
Com a cada linha da Caderneta Individual de Voo (C.I.V.) sendo preenchida, muitos pilotos conhecem somente as instalações dos aeroportos, e as características culturais das cidades ficam de lado. No exterior, os aeroportos são uma atração à parte para o turismo local. Muitos pesquisadores e livros de arquitetura dizem que os aeroportos devem apresentar as características culturais de sua região.
Entretanto, como os aeroportos são obras caras, os escritórios de arquitetura buscam imprimir desenhos modernos e com desafios estruturais para a engenharia. Segundo a lista da Travel + Leisure o aeroporto mais bonito do Mundo é o Internacional de Beijing, seguido pelo terminal 4 de Barajas na Espanha e o TWA do JFK em Nova Iorque.
No Brasil, um aeroporto de interior e com arquitetura diferente dos tradicionais “caixotes” é o de Porto Seguro na Bahia, com o pé direito mais baixo e com ambientes que trazem elementos receptivos. Para os pilotos que são representantes de seu país ao levar aos céus um pedaço de seu território conforme o Código Brasileiro de Aeronáutica, o conhecimento sobre turismo e relações internacionais precisam ser aprofundados para o relacionamento empresarial da empresa com seus usuários e investidores?
PÁG 20
Quantas cidades e aeroportos você conhece?
Em meio de muitas pesquisas sobre aeroportos há vários artigos com origem de cursos de turismo em revistas de transportes. Nos cursos de Ciências Aeronáuticas e Aviação Civil não há nenhuma disciplina voltada para o turismo. Já outros é possível encontrar na grade curricular disciplinas de direito aeronáutico internacional que expressam a responsabilidade do comandante, mas não o impacto de uma
tomada de decisão perante a uma sociedade diferente de sua cultura.
No turismo se parte do princípio que toda viagem tem um motivo específico, e todos esses motivos são divididos em turismos, ex. turismo empresarial, turismo familiar, turismo estudantil, etc. Para cada turismo as empresas aéreas, assim como os aeroportos podem montar estratégias de relacionamento com estes usuários, além de estimular a concorrência do setor.