14
1 . // Metodologia
1.1 . // Pressupostos metodológicos
Este documento foi construído tendo por base um trabalho de estreita colaboração entre a equipa da Cáritas de Beja e a equipa do LabAT do Instituto Politécnico de Beja ( IPBeja ), com a finalidade de contribuir para uma descrição e interpretação detalhadas do perfil das PSSA acompanhadas pelo projeto e dos principais efeitos induzidos pelo mesmo nas suas vidas .
Nesta parceria de trabalho foi possível contrabalançar perspetivas , inscritas nos campos de saber , e de prática , de cada uma das equipas , e consensualizar um modelo onde se definiram as principais dimensões / componentes de análise que orientaram , e melhor enquadraram , os procedimentos de recolha , sistematização e de codificação de informação . Todo este processo permitiu construir um corpus de análise que serviu para caracterizar , com mais rigor , o perfil das PSSA , bem como os principais efeitos que o mesmo trouxe às suas vidas .
Foram realizadas diversas reuniões entre as equipas com o objetivo de aferir a melhor estratégia a seguir para cumprir os objetivos do trabalho , tendo por base , a análise detalhada do projeto ( a partir da sua memória descritiva ), desde o seu diagnóstico ao plano de ação , aos constrangimentos à ação dos técnicos e às respostas que foram sendo criadas dado o número crescente de PSSA no território de intervenção . Foram , também , considerados os indicadores de impacte contratualizados com a entidade financiadora do projeto .
O trabalho de preparação inicial da informação - base de dados - permitiu qualificar o registo e consolidar a análise e caracterização do perfil das PSSA . Constituiu-se , igualmente , como uma mais-valia resultante do trabalho colaborativo , permitindo que os registos dos indicadores de perfil das PSSA passassem a ser feitos de uma forma mais ágil , mais uniformizada , mais objetivada , e mais centralizada , pelos técnicos que constituem a equipa do projeto nas suas diferentes valências . A base de dados enriquecida permitiu , no presente , incorporar informação recolhida no passado sobre as PSSA que somente existia em formato impresso / documental , possibilitando uma melhor sistematização , organização e acessibilidade de consulta dos registos . Esta sistematização de dados sobre as PSSA , facilitará , igualmente , no futuro , os diversos usos e disponibilização , interna e externa , da informação , por exemplo , permitindo conjugar diferentes variáveis de análise que deem resposta a exigências de apresentação de resultados requeridos por entidades oficiais externas filtrando perfis distintos de PSSA para análises mais finas ( entre outras possibilidades ).
Na componente de análise dos efeitos induzidos pelo projeto na vida pessoal das / os beneficiárias / os adotámos uma abordagem intensiva de perfil qualitativo . Essa abordagem privilegiou a recolha das opiniões das / os beneficiárias / os e ex-beneficiárias / os em relação ao apoio fornecido pelo projeto e seu impacte nas suas trajetórias de vida .
Caracterização do perfil das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo apoiadas pelo projeto " Estou tão perto que não me vês " e dos efeitos gerados pelo projeto nos seus percursos de vida - ALT20-06-4230-FSE-000039 – PROC 007 / 2022