RelatórioFinal_PSSA | Page 110

109
5.2 . // A situação dos / as ex-beneficiários / as do projeto que transitaram da situação de sem-abrigo ou melhoraram as suas competências escolares / profissionais
No discurso das pessoas que conseguiram transitar da sua situação de sem-abrigo que realidade transparece e que avaliação fazem do seu percurso como beneficiários / as do projeto ?
Considerou-se , para dar resposta a esta questão , os depoimentos de dezoito pessoas que transitaram da sua situação de sem-abrigo indicados pela equipa do projeto ( à data de 30 de setembro de 2023 ).
Caraterização sociográfica dos / as ex-beneficiários / as
A amostra de entrevistados / as é maioritariamente composta por indivíduos do género masculino , existindo , neste grupo , somente duas mulheres .
No total , cinco entrevistados / as possuem nacionalidade portuguesa , sendo a maioria , quinze pessoas , de nacionalidade estrangeira . Do total , onze pessoas encontram-se atualmente a residir no Alentejo / Baixo Alentejo – oito em Beja e três em Aljustrel e nove pessoas migraram para outros municípios localizados noutras NUTS do país em função do local onde encontram a sua oferta de trabalho ( Alijó , Penalva do Castelo , Olhão e Quarteira ). Todas as pessoas entrevistadas de nacionalidade portuguesa , continuaram a residir em Beja .
A amplitude de idades dos / as entrevistados / as é significativa , o intervalo vai dos 22 anos aos 63 anos . Na sua maioria , os / as entrevistados / as estrangeiros / as possuem idades entre os 22 e os 35 anos – catorze no total - e somente três pessoas possuem 38 anos , 42 anos e 48 anos , respetivamente . No caso das cinco pessoas com nacionalidade portuguesa as suas idades são mais elevadas – 40 , 43 , 48 , 54 e 68 anos . Do total das quinze pessoas com nacionalidade estrangeira : cinco indivíduos pertencem a países da CPLP ( possuem autorização de residência ), seis imigrantes encontram-se em processo de regularização e dois imigrantes aguardam processo de legalização ( dado que procuram regularizar a sua atividade com obtenção de um contrato de trabalho para iniciar o respetivo pedido de legalização ).
Cofinanciado por :