Relatório de Contas Relatório e Contas Y2016 | Page 102

52

GLOBAL SERVICES

Ângela Brandão Vice President
Em 2016 , as unidades de serviços representaram 24 % do volume de negócio consolidado da PRIMAVERA . Num ano especialmente penalizado pelas operações em Angola e Moçambique , em particular nas suas unidades de consultoria , de destacar o crescimento de 2 % da PRIMAVERA Academy , unidade global de serviços de formação a clientes e parceiros e o bom desempenho da unidade PRIMAVERA Public Services , que superou os objetivos no seu primeiro ano de operação .
As unidades de Consultoria sofreram uma redução significativa do seu volume negócio , em particular nas unidades de Angola e Moçambique , resultado da forte crise económica sentida nessas geografias e da forte desvalorização cambial das suas moedas em relação ao euro .
Nos serviços de Customer Care , que inclui o suporte técnico a parceiros e a clientes cloud , de referir também uma melhoria significativa de todos os indicadores operacionais de eficiência e qualidade , resultante da consolidação do novo modelo de uma nova plataforma tecnológica , implementados durante o ano passado .
Em 2016 , a PRIMAVERA decidiu ainda concentrar a comercialização de software e serviços para a Administração Pública na PRIMAVERA Public Services , a nova spin-off especializada neste setor , constituída com o objetivo de consolidar a sua presença neste mercado e alargar a sua oferta de soluções e serviços que potenciem a modernização e transformação digital das empresas e organismos públicos .
PRIMAVERA Consulting
Depois de vários anos de crescimento continuado , em 2016 a unidade de Consultoria não atingiu os seus objetivos anuais e reduziu o seu volume de negócio consolidado . As unidades mais afetadas por esta redução foram as de Angola e Moçambique , consequência da crise económica nesses países . Em Portugal , esta unidade foi alvo de uma restruturação , passando a englobar também os clientes e serviços do mercado espanhol e orientando o seu foco para a realização de projetos de implementação de soluções