Relatório de Atividades e Contas 2021 RAC2021 | Page 2

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Às vezes , Deus acalma as tempestades ; às vezes , Ele acalma os marinheiros ; outras vezes , Ele ensina-nos a nadar .
Desconhecido
Figura 1 – Professor Doutor Manuel de Jesus Antunes Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra
Um pouco à semelhança do que aconteceu em 2020 , o ano de 2021 foi ainda marcado pela pandemia , que influenciou significativamente a prestação dos serviços da Cáritas Diocesana de Coimbra , tal como se descreve neste documento . Não só pelas condições sanitárias em si , que limitaram a forma de atuar dos nossos profissionais , também na sua grande parte vítimas diretas da pandemia , mas ainda no impacto financeiro , tendo em conta o aumento das despesas e , nalguns serviços , uma diminuição das receitas , como é evidente da apreciação do relatório de contas .
Apesar de tudo , penso que a Instituição conseguiu ultrapassar a crise sem grandes estragos e , talvez , até mais bem preparada para o futuro : depois da tempestade vem a bonança e são as grandes tempestades que formam os grandes marujos . Certamente , muito se aprendeu com esta crise , o que foi até bastante visível na passagem da primeira para a segunda fase da pandemia .
É , pois , importante reconhecer aqui o trabalho , a competência , dedicação e empenho demonstrados pelos nossos colaboradores durantes estes últimos dois anos ; contamos com eles para construir um futuro ainda melhor . Se não houver melhor forma de lhes agradecer , tudo faremos para melhorar , no imediato , as suas condições de trabalho , com melhor ambiente e instalações mais bem-adaptadas às suas funções .
Os utentes foram , naturalmente , aqueles que mais sentiram a força das ‘ ondas ’. Especialmente os mais idosos , nos lares , nos centros de dia , na assistência domiciliária . O isolamento , quase completo , deixou marcas difíceis , nalguns casos impossíveis , de apagar . Também para eles vai uma palavra de conforto e a promessa de que tudo faremos para voltar a ver sorrisos nas suas faces .
Finalmente , uma palavra de agradecimento a todas as instituições com quem trabalhamos , da Segurança Social , aos Municípios , à Administração Regional de Saúde ( ARSC ), pela ajuda prestada , a quem manifestamos o nosso empenho numa colaboração cada vez mais intensa e comprometida . Queremos também manifestar a nossa solidariedade fraterna com a Cáritas Portuguesa e as outras Cáritas Diocesanas do nosso País .
Com Ajuda Divina , esperamos que o ano que agora começou nos permita ir mais longe na nossa tarefa de ajuda aos outros , especialmente os mais necessitados , como é nossa obrigação e que está no ADN da Cáritas universal . Rezemos para que os ventos de guerra que nos chegam do Leste rapidamente cedam e a bonança nos venha alcançar .
Março , 2022
2