Relatório de atividades 2015 | Page 37

• Peditório Público Nacional
Com um valor angariado de 26.598,04 €, o Peditório 2015 da Cáritas de Coimbra decorreu em 30 localidades da Diocese , juntou 508 voluntários em cerca de 60 diferentes locais – ruas , supermercados e lojas , bem como centros comerciais – dinamizando diversos grupos e comunidades sob o mote Partilha o teu Coração !
Os fundos recolhidos nesta iniciativa reverteram exclusivamente para as pessoas em situação de carência económica que foram apoiadas pelo CAS – Centro de Apoio Social da Cáritas de Coimbra . No ano de 2014 este serviço apoiou perto de 2000 pessoas , num valor total de cerca de 87.000 €, pelo que o valor recolhido no Peditório foi de extrema importância para manter o suporte às famílias necessitadas que , todos os meses , solicitam a nossa ajuda .
Figura 19 – Peditório Cáritas
• Dia da Família Cáritas
Integrado no Dia da Igreja Diocesana ( 31 de maio ), a Cáritas Coimbra associou-se a este grande evento com a realização , neste espaço , do Dia da Família Cáritas , sob o mote : SOU VOLUNTÁRIO ! SOU CÁRITAS NO MUNDO ! Juntando centenas de colaboradores , utentes e famílias , participou com a realização de workshops , uma peça de teatro e muitos espaços de animação .
Figura 20 – Dia da Família Cáritas
• Projetos de inovação tecnológica em serviços orientados ao utente
O projeto CaMeLi - Care Me For Life esteve a ser testado na Cáritas Diocesana de Coimbra em novembro de 2015 , em virtude da parceria com o Instituto Pedro Nunes ( IPN ). A experimentação de tecnologias direcionadas para os seniores que melhorem a sua qualidade de vida e fomentem o envelhecimento ativo tem sido uma aposta da Cáritas de Coimbra . Este projeto revelou grande adesão e interesse por parte dos idosos das valências de Centro de Dia , Unidade Residencial e Unidade de Longa Duração e Manutenção que participaram no piloto . A mútua colaboração possibilitou a identificação e enumeração de possíveis melhorias no sistema , viabilizando assim a adaptação às reais necessidades dos idosos portugueses .
Figura 21 – Entrega de diplomas CaMeLi O GrowMeUp é um projeto tecnológico cujo principal objetivo é aperfeiçoar e testar um robô inovador , o GrowMu , que irá apoiar pessoas com mais de 65 anos nas suas atividades diárias .
37