RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2021
VOLUNTÁRIO ATIVOS O ano de 2021 apenas permitiu ter no ativo voluntários em desenvolvimento de atividades à distância . No projeto “ HumanaMente @ ctivos ” estiveram ativos quatro voluntários :
• 2 Dinamizadores de Contos / Anedotas / Histórias
• 1 Dinamizador de Modas Alentejanas
• 1 Dinamizador de Sessões de Nutrição Estes voluntários dinamizaram ao longo do ano diversas sessões em videoconferência com os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da CDB . Na comunidade terapêutica “ Horta Nova ”, no âmbito do projeto “ Horta Nova Esperança ”, estiveram ativos quatro voluntários , que contribuíram com os seus conhecimentos prestando assessoria para a elaboração do projeto e planos de ação , para o estabelecimento de relações de cooperação e parcerias com entidades que ajudem na implementação e realização do projeto e para a dinamização de conhecimentos e de boas práticas para a construção deste projeto ecológico auto sustentável ( horta-pomar , agrofloresta e canteiro das aromáticas ). No apoio à comunicação e conceção de conteúdos multimédia , estiveram ativos dois voluntários que produziram , editaram e realizaram vídeos e cartazes para a promoção e manutenção da imagem e visibilidade da CDB relativamente ao trabalho realizado ao longo do ano .
CONCLUSÂO A Cáritas Diocesana de Beja cumpre a sua missão através do envolvimento das comunidades . Para realizar este trabalho , é necessário envolver voluntários que devem ser pessoas animadas por valores humanistas , com horizontes de transformação social e que procuram materializar essa vontade transformadora . O programa de gestão do voluntariado permite no próximo ano organizar , planear , gerir e executar o voluntariado dentro da instituição de uma forma global , coordenada e com objetivos de desenvolvimento e envolvimento da sociedade civil , com uma estrutura sólida e duradoura , aumentando a sua eficácia e qualidade . Garante-se assim um desenvolvimento positivo , quer para a CDB , quer para os voluntários devidamente qualificados , quer ainda para os beneficiários do voluntariado , através da troca entre quem está disposto a ajudar e quem precisa de ajuda , contribuindo para um mundo mais justo e para o respeito da dignidade integral de todo o ser humano .
86