RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2021
Analisando os gráficos acima expostos pode-se verificar que no decorrer do ano 2021 , foram acompanhadas 122 pessoas , sendo 59 homens e 63 mulheres , com idades compreendidas entre os 35 anos , e mais de 95 anos , predominando a idade entre os 80 e 89 anos , sendo este número mais significativo no género feminino ( gráfico número 1 ). Verificou-se que deram entrada neste serviço 64 clientes , sendo 32 homens e 32 mulheres , cujo mês de maior incidência foi novembro , com maior número de homens ( gráfico número 2 ).
Dos 122 clientes acompanhados , o maior número de permanência no SAD foi entre 1 a 3 meses e o menor número foi superior a 15 anos ( gráfico numero 3 ). De acordo com o gráfico número 4 concluise que a maior percentagem de clientes em SAD residem com a esposa ou o marido , o que leva a que os cuidadores informais sejam também pessoas idosas e com outros problemas de saúde , seguindo-se ainda em grande percentagem aqueles idosos que residem sozinhos , cuja pandemia levou a um acréscimo no seu isolamento . De realçar também aqueles idosos que residem com os filhos , sendo que estes trabalham , ficando os pais sozinhos a maior parte do dia .
Ao analisar o gráfico número 5 , conclui-se que os serviços prestados durante o ano 2021 , com maior incidência foram os seguintes , por ordem de prevalência : Alimentação ; Higiene Pessoal ; Tratamento de Roupa ; Cuidados de Imagem ; Higiene Habitacional ; outros serviços , tais como a aquisição de compras , acompanhamento a outros serviços , medição da diabetes e administração de insulina ; seguindo-se o acompanhamento pelo projeto Humanamente Ativos / Terapia ocupacional ; a administração na medicação diária e por fim a alimentação apoiada a dois clientes que não tinham alguém para o efeito .
Relativamente ao número de clientes saídos e motivo pelo qual saíram do SAD , pode-se verificar no gráfico numero 6 que saíram durante o ano 2021 60 pessoas , sendo 25 homens e 35 mulheres , o motivo da saída nas mulheres prevalece a ida para o lar e nos homens o falecimento .
Pode-se concluir que , 2021 foi um ano inconstante no SAD , com muitas saídas e entradas , os falecimentos foram por doença , mas não associada ao COVID 19 . Devido a existência de vagas em lar e por não haver condições de algumas pessoas continuarem em casa , devido ao agravamento na sua dependência , os familiares optaram pela integração em lar residencial .
No SAD , o principal objetivo é colaborar para que os mais velhos continuem o maior tempo possível na sua habitação , garantindo-lhe a satisfação das suas necessidades básicas e , em simultâneo , conferindo-lhe dignidade e acompanhamento , atenuando situações de sofrimento isolamento e solidão , contribuindo assim para um envelhecimento mais feliz e ativo , indo ao encontro da Missão da Cáritas .
54