relatório 2021 | Page 28

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2021
- Articular com as restantes entidades da paróquia ( grupos ou instituições ) que atuam no domínio social , visando a abrangência de todos os problemas sociais , evitando duplicações e avaliação regular do trabalho realizado .
- Cooperar com entidades não eclesiais que atuam no território da paróquia , nomeadamente , a junta de freguesia , a camara municipal , os serviços públicos e particulares de ação social , o centro de saúde e as escolas .
- Promover a partilha de bens , proporcionando sempre as ajudas possíveis às pessoas necessitadas , de modo personalizado e visando resposta global e estruturada .
- Envolver a participação do maior número de paroquianos no grupo de Ação Social da Igreja e nas suas atividades . Em colaboração com o Pároco , transmitir a toda a comunidade paroquial informação do trabalho desenvolvido pelo GPAS , que pratica a Caridade em nome de toda a comunidade .
- Informar e partilhar com todas as paróquias , os serviços de apoio aos mais carenciados existentes na Cáritas Diocesana de Beja , assim como a informação e entreajuda na procura de soluções possíveis aos problemas detetados nas paróquias .
4 - Descrição das Atividades :
Para a concretização dos objetivos descritos , foram efetuadas as seguintes ações : 4.1- Animação / acompanhamento aos GPAS ( Grupos Paroquiais de Ação Social ), da diocese .
Para a realização destas atividades a equipa do projeto + Próximo levou a cabo um conjunto de ações de acompanhamento e animação aos GPAS , visitas condicionadas pelos medidas da DGS devido á continuidade da pandemia Covid-19 , envio de e-mails e telefonemas , criação de grupos whatSApp e reuniões vias whatSapp e Zoom com os GPAS .
As atividades desenvolvidas durante o ano de 2021 , necessitaram de alguns ajustamentos no decorrer do seu desenvolvimento devido à continuidade da pandemia COVID-19 . Elencaram-se os ajustamentos necessários de acordo com as restrições aos encontros presenciais :
Aumento da utilização de contactos telefónicos ; e-mails ; videoconferências , em detrimento dos presenciais .
Aumento da utilização da aplicação WhatsApp como forma de comunicação privilegiada com os GPAS ;
Criação de grupos no WhatsApp com os coordenadores dos GPAS , de forma a agilizar a comunicação entre a resposta + Próximo e os GPAS , e entre o + Próximo e pessoas de referência nas paróquias com sensibilidade social e dinâmica para a prestação de ajudas sociais e mediação .
28