RELATÓRIO ANUAL 2017
PROGRAMA ACONCHEGO FAMÍLIAS
Ao chegar à sede da Associação Saúde Criança para o atendimento mensal, o responsável familiar é recebido no Programa Aconchego Família. O encontro, conduzido por funcionário e / ou voluntários, é um momento de reflexão e troca de experiências, palestras, discussões e debates. São abordados assuntos como planejamento familiar, cuidados básicos, desenvolvimento infantil, saúde, alimentação alternativa, higiene, relacionamentos familiares violência, acidentes domésticos, entre outros temas. Em 2017, a área de psicologia ficou responsável pelas atividades do grupo Aconchego. Foram 33 encontros( 3 encontros por mês), nos quais as famílias tiveram a oportunidade de expressar seus sentimentos, trocarem experiências e refletirem sobre os temas abordados:
Fevereiro
Atividade de boas vindas
Maio
Caixa de sentimentos Tomar consciência do próprio sentimento e compreender a importância da interação afetiva com a criança num relacionamento de acolhimento, compreensão, atenção e proximidade.
Agosto
Profissionalização O pilar renda utilizou o espaço aconchego para realizar a finalização da atividade executada nos meses anteriores.
Março
Metas e perspectivas Dinâmica a TEIA. A atividade deverá proporcionar momentos e situações para que os participantes do grupo possam relembrar e repensar sobre as metas traçadas para 2017 e as possibilidades para que se possa alcançá-las.
Junho
Endometriose da dor física ao abalo emocional Orientar adolescentes e mulheres em geral sobre a origem da doença seus sintomas e a busca do tratamento.
Setembro
“ suicídio: uma epidemia silenciosa” Compreender as diversas faces do suicídio. Refletir sobre os atos que levam um indivíduo a cometer o suicídio; Tomar consciência dos próprios sentimentos, pensamentos e ações.
Abril
Empoderamento Feminino Desenvolver a confiança para enfrentar novos desafios; despertar o desejo de viver e a confiança em si mesmo; desenvolver a igualdade de gêneros.
Julho
Refletindo sobre metas Refletir sobre a própria conduta, conhecer novas formas de agir e trocar experiências. Tomar consciências dos próprios sentimentos, pensamentos e ações.
Outubro
A importância de brincar Mover reflexão sobre a importância do brincar bem como a interação e a participação entre os membros do grupo potencializando o sentimento de pertença.
5