Reforma Política e o jogo de coligações Reforma | Page 17

Em uma entrevista com o deputado estadual do Tocantins, Zé Roberto, eleito no Partido dos Trabalhadores (PT), a equipe da revista Politizando perguntou ao parlamentar nossas maiores dúvidas sobre a opinião do mesmo à respeito de diversos temas que cercam reforma política, bases estruturais do PT, ideologias e também, o possível rumo do PT no âmbito nacional.

É correto pensar que você é alguém que acredita nas bases as quais o PT foi fundado?

As bases que o PT foi fundado são as bases da luta de classe da história da humanidade. Então esses princípios e sob as bases as quais o PT foi criado são algo que fazem parte da reinvidicações do trabalhadores e compõem a base da luta dos trabalhadores durante a existência da humanidade, princípios esses que superam a criação do PT, e são neles que eu acredito.

O que você pensa sobre o fim da reeleição em todos os cargos? Precisa ser algo radical ou por partes?

No partido dos trabalhadores nós temos um limite de 3 mandatos

conseguiram superar as dificuldades e conseguiram superar as suas maneiras de se organizarem e de enfrentarem a luta de classes através de se reinventarem com mecanismos que ajudarão o PT a sair de tudo isso. É uma coisa que naturalmente será superada, e aqueles que seguem a retidão do partido continuarão trabalhando por ele, já aqueles que servem aos caprichos da burguesia acabam saindo mesmo.

O que você pensa sobre o voto obrigatório?

Eu concordo, eu acredito que o voto tem que ser obrigatório mesmo, porque o mundo de hoje, em relação à como era o domínio da Elite antigamente é diferente, hoje existem bolsões e áreas de uma população muito grande que são controladas pelo crime organizado e por coroneis

17

no mesmo cargo que você pode disputar, no congresso, quando nós discutimos isso, eu defendi que se pudesse ter somente uma reeleição para cargo legislativo, mas para o Executivo eu penso que não deveria existir reeleição. Para mim isso não é nenhum princípio, e sim uma estratégia para que a gente evite a formação de políticos profissionais, eu acredito que antes de sermos mandatários político, nós somos militantes sociais e para fazermos militância social nós não precisamos de um cargo eletivo, nós podemos militar sem esse cargo também.

Qual a principal ideologia defendida por você? Quais são suas bandeiras?

Defender ideologia é um conceito muito complexo e imutável, eu sou marxista e defendo a luta e os interesses dos trabalhadores, do campo e da cidade, e todas as bandeiras que envolvem esses direitos. O direito à remuneração, à ser dono daquilo que cada trabalhador produz, o direito à saúde, à educação, todas essas são bandeiras que nós defendemos em nome da maioria da nossa população que é o povo trabalhador.

Dedo de Prosa

Zé Roberto

Para você, o que significa fazer política que proporcione reforma na política?

Nós estamos num estado burguês, e o estado burguês tem suas regras. As regras do judiciario, do legislativo, do executivo para perpetuar os interesses da classe dominante. A política que nós fazemos para conseguir obter a reforma política é aquela que todos os trabalhadores possam assumir a rédea do Governo, da Justiça e a de todo o aparato do Estado para caminhar para um dia onde nós não precisaremos mais necessariamente do Estado.