Genealogia do Conceito da Ideia
Aristóteles, compreende a concepção das coisas provinda da experiência sensível, do mundo dos fenômenos contingentes ou fenômenos não necessários.
Já a origem em seu significado prever uma dualidade histórica tendo como personagens de um lado Platão com sua Teoria da Extromissão e Aristóteles com sua Teoria da Intromissão tendo como pano de fundo ou origem da polêmica o Conceito da Representação do Real ou Realidade.
Então, antes de aprofundarmos na Teoria em si das Ideias se faz necessário perfazer o contexto de um caminho nada fácil, mas necessário, pois precisamos antes construir ou desconstruir o conceito geral do que seja ideia e ainda mais, ruminar via textos diversos olhares desde a Grécia até a atualidade sobre a evolução do conceito sobre Ideia a partir de diversas contribuições e olhares.
Platão, compreendia que às coisas que nos rodeiam ou nos envolve, tem essas coisas enquanto ideia originada do Principio Geral do Mundo Inteligível, base da Ideia Universal, idealizada por ele e fundamento de sua concepção filosófica, sendo assim uma projeção do saber a ideia de algo.
Se o pensamento é a origem e a fonte de todo conhecimento para o Idealismo, Platão estima a existência de um Mundo Físico e Sensível distinto, originados de uma ótica de realidades imutáveis e perfeitos, as ideias e paradigmas das coisas sensíveis..
Nulla non rhoncus nunc. Ut lacinia sed neque et molestie.
Play Video
13