Reflexões no Livro de Rute | Page 48

Rute - Introdução
principais da narrativa ( Noemi , Boaz e Rute ). Que o livro seja nomeado em homenagem a Rute , é muito surpreendente por diversos motivos :
Rute não era israelita ! Era moabita - um fato que o escritor e Boaz enfatizam pelas suas referências repetidas em relação a ela como “ Rute , a moabita ” ( 1:22 ; 2:2 ; 2:21 ; 4:5 ; 4:10 ; compare 1:4 ; 2:6 ). Este é o único livro do Velho Testamento cujo nome é de uma pessoa gentílica .
Quem é o personagem principal do livro ? Esse assunto é contestável . É reconhecido que Rute aparece como personagem importante em mais episódios que Noemi ou Boaz , mas o livro se inicia descrevendo a crise na família de Noemi ( 1:1-5 ) e destacando o vazio da própria Noemi ( 1:21 ), e encerra-se narrando a solução do problema pelo casamento do parente remidor , Boaz , com Rute ( 4:9-10 ). O fruto dessa união feliz , o nascimento de Obede , desencadeou na plenitude e felicidade , não tanto de Rute , mas , sobretudo , de Noemi ( 4:14-17 )! Na verdade , em todo o capítulo 4 , o narrador , aparentemente , desvia , de propósito , a nossa atenção de Rute . Essa impressão do papel secundário de Rute é reforçada pela maneira em que os personagens se relacionam na narrativa .
Muitos estudiosos têm observado a importância da fala direta neste livro sublime . Das 1294 palavras da história , 678 delas ocorrem nos lábios dos personagens . Não obstante , dos três principais atores no drama , Rute é aquela que menos fala , e os discursos dela são os mais breves !
Assim , baseando-nos na trama , ou seja , na intriga da história , o livro bem pode ser chamado “ o livro de Noemi ”, mas na base de diálogo , e do episódio final , ele pode ser nomeado “ o livro de Boaz ”!
Apenas em duas ocasiões neste livro o narrador refere-se à ação de Deus diretamente :
• 1:6 “ que o SENHOR tinha visitado o seu povo , dando-lhe pão ”
46