Reflexões no Livro de Rute | Page 42

Rute - Introdução
esse trabalho fosse realizado com mão de obra qualificada : “ E ele mesmo deu uns para apóstolos , e outros para profetas , e outros para evangelistas , e outros para pastores e doutores , querendo o aperfeiçoamento dos santos , para a obra do ministério , para edificação do corpo de Cristo ” ( Ef 4:11-12 ). Contudo , não há somente trabalho ! A Igreja está sendo convocada para passar tempo com Cristo , o Cabeça , em plena comunhão . Os membros têm como gozar a presença do Senhor , ficando bem próximos Dele a fim de ouví-Lo , observá-Lo e conhecê-Lo melhor . Paulo , escrevendo para os crentes em Éfeso , os informou do conteúdo das suas orações a favor deles : “ Para que Cristo habite , pela fé , no vosso coração ; a fim de , estando arraigados e fundados em amor , poderdes perfeitamente compreender , com todos os santos , qual seja a largura , e o comprimento , e a altura , e a profundidade e conhecer o amor de Cristo , que excede todo o entendimento , para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus ” ( Ef 3:17-19 ).
Capítulo Três - A Igreja Consolada Depois da sega havia o trabalho de debulhar . Essa tarefa realizava-se de tardezinha quando começava a escurecer . Foi então , no escuro , que Rute , preocupada quanto ao seu futuro , buscou a Boaz a fim de ser reanimada e recebeu a promessa a respeito de redenção : “ porém , se te não quiser redimir , vive o SENHOR , que eu te redimirei ; deita-te aqui até à manhã ” ( Rt 3:13 ). Assim , Rute ficou descansando até que um novo dia amanheceu .
A vida não é um mar de rosas . Há dificuldades . Há dias escuros e problemáticos . No meio desses embaraços os membros da Igreja têm recursos : podem entrar na presença do seu Senhor a fim de receber conforto e ânimo . Além da Palavra de Deus que está cheia de refrigério e esperança para crentes desanimados , existe o recurso de oração : “ Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos ” ( Ef 6:18 ).
Capítulo Quatro - A Igreja Consumada Depois da noite escura aos pés de Boaz , amanheceu o
40