Rute - Introdução
trabalhos e conversas de Rute durante seu primeiro dia de trabalho em Belém depois de vir , na companhia da sogra , de Moabe . Pela primeira vez , neste capítulo , lemos de Boaz , aquele que tornar-se-ia o esposo da moça moabita .
Comunhão na Eira ( Capítulo Três ) O capítulo três tem as seguintes seções :
• vs . 1-5 Plano para descer à eira
• vs . 6-9 Pedido de Rute na eira
• vs . 10-13 Promessa de Boaz na eira
• vs . 14-18 Partida de Rute da eira
Plano para descer à eira ( vs . 1-5 ) Terminando a colheita no campo de Boaz não havia mais trabalho fora de casa para Rute . Noemi , sabendo do amor recíproco entre Boaz e Rute , começou a tomar as medidas necessárias visando as núpcias desse casal . Informando-se do paradeiro do cavalheiro belemita , ali na eira de noite , Noemi ordenou a Rute que se preparasse para , enfim , se apresentar a Boaz de noite na eira e propor casamento . Rute , sendo submissa e obediente à sua sogra , prontamente executou todas as ordens com perfeição e , por fim , encontrou-se na eira de noite . O plano de Noemi , levado a efeito as circunstâncias extremamente delicadas , teve grande êxito .
Pedido de Rute na eira ( vs . 6-9 ) Escondida nas sombras da eira , Rute observou os movimentos de Boaz na eira , aguardando o momento certo , conforme o plano divulgado por Noemi , para se apresentar . À meia noite , sendo Boaz acordado do sono , os dois conversaram à luz da lua . Rute corajosamente fez seu pedido de casamento , sabendo que Boaz era remidor na família . Leia o pedido romântico feita na eira : “ Sou Rute , tua serva ; estende , pois , tua aba sobre a tua serva , porque tu és o remidor ” ( 3:9 ). Rute empregou linguagem sublime sem a mínima sugestão de baixeza moral .
26