Rute - Introdução
Andando para Belém ( vs6-18 ) Noemi , ouvindo da disponibilidade de pão em Judá , prontamente decidiu retornar para a sua terra natal a fim de se reestabelecer em Belém . As duas noras , encantadas pelo comportamento e atitude da sogra , se dispuseram a acompanhá-la . Assim , as três viúvas iniciaram a longa viagem a pé para Belém . Perto da fronteira entre Moabe e Israel , Noemi parou de caminhar a fim de enviar as noras de volta para a terra natal delas . Orfa , não podendo resistir à pressão da sogra voltou , ao passo que Rute , permanecendo firme quanto ao seu propósito , continuou na viagem para Belém .
Agitação em Belém ( vs19-22 ) Noemi e Rute , atravessando o rio Jordão , enfim chegaram ao seu destino . Depois de uma ausência de dez anos , Noemi era quase irreconhecível , pois os moradores locais indagaram : “ Não é esta Noemi ?” ( 1:19 ). De certo Rute era desconhecida pelos belemitas já que nunca andara por lá . O regresso se deu na época da páscoa , pois era “ no princípio da sega das cevadas ” ( 1:22 ).
Colheita de Espigas ( Capítulo Dois ) O segundo capítulo deste livro fascinante pode ser dividido de acordo com o horário de certos acontecimentos no campo de Boaz . Supõe-se que esses acontecimentos se realizaram nas seguintes horas daquele dia memorável :
• 06:00 horas Rute entra no campo de Boaz em busca de trabalho ( v . 3 )
• 08:00 horas Rute descansa numa cabana no campo de Boaz ( v . 7 )
• 10:00 horas Boaz chega ao campo e entra em contato com Rute ( v . 4 )
• 12:00 horas Boaz convida Rute para almoçar à mesa ( v . 14 )
• 14:00 horas Rute volta a rebuscar espigas caídas ( v . 15 )
• 16:00 horas Rute debulha o que apanhara no campo de
23