Reflexões no Livro de Rute | Page 15

Assemelha-se a bela narrativa do livro de Rute a uma estrela brilhante numa noite escura , já que os acontecimentos fascinantes narrados se desdobraram nos dias turbulentos e difíceis da época dos juízes .
Apenas dois livros da Bíblia são nomeados após mulheres . São Ester e Rute . Ester era judia que se casou com um gentio ao passo que Rute era gentia que se uniu em matrimônio a um judeu . As duas mulheres foram instrumentos essenciais para bênção em Israel nos seus dias . Veja os contrastes e comparações entre os livros de Rute e Ester .
O Livro de Rute Rute era uma moça gentia
Rute se casou com um judeu abastado
Este casal morou em Israel : Belém
Rute deu continuidade à linha messiânica
Rute - Introdução
O Livro de Ester Ester era uma moça judia
Ester se casou com um rei gentio
Este casal morou no estrangeiro : Susã
Ester salvou essa linha de extermínio
Cenas rurais de tranquilidade Cenas urbanas de ansiedade
ESCRITOR DO LIVRO Na realidade , o livro é anônimo ! Não há evidências internas quanto à autoria dele . Não há pistas , mesmo em o NT , a respeito de quem o escreveu . Contudo , conforme a tradição judaica , o profeta Samuel é o autor . Não se sabe nada quanto à base dessa lenda , mas pode haver fundamento por trás dela . A última palavra do livro , sendo um nome próprio , “ Davi ”, indica que o escritor sabia desse grande rei de Israel , e , talvez , o conhecesse . Samuel teve o prazer de ungir Davi como rei de Israel , porém o profeta morreu antes da coroação dele . Não obstante , Samuel conhecia a Deus tanto que tinha certeza que o jovem ungido era destinado , conforme o propósito divino , a ser o próximo rei , assim tinha como escrever a genealogia de
13