Jack Welch, em seu livro “Paixão por vencer”, dedicou um capítulo para esse tema, que sem dúvida, quando bem executado, transforma empresas medíocres em vencedoras, pois não há nada mais desigual que tratar igual pessoas diferentes. Seus funcionários são todos iguais? Todos merecem a mesma energia de sua empresa? Como definir em quem investir? A diferenciação é capaz de responder a todas essas, e mais perguntas a respeito do gerenciamento de pessoas.
O processo significa que temos em nossas empresas 20% de funcionários com desempenho superior, 70% intermediários e 10% inferiores. A partir da definição, temos que agir.
Os 20% superiores devem ser tratados de forma diferente, com bônus, treinamentos, elogios, amor e uma ampla variedade de recompensas. Eles são as estrelas da empresa, são os melhores e precisam ser tratados como tal.
Os 70% do meio são pessoas extremamente valiosas, afinal, são a maioria dos funcionários da organização, e esse é o grande desafio – e arriscado! Precisamos manter os 70% motivados e em busca de um lugar entre os 20%.
Para os 10% é preciso retirá-los da organização, sabe-se que não é fácil demitir pessoas, mas quando o processo é claro, essa ação será menos traumática do que normalmente é.
Vivemos com a diferenciação desde criança, nos bate bolas de rua, onde os melhores são sempre escolhidos primeiro, depois vem o pessoal mediano e os mais fracos, normalmente, ficam de fora aguardando uma oportunidade.
Parece cruel, porém quando as regras são claras, todos sabem o que está em jogo e o que deve ser feito.
Para implantar um processo de diferenciação sugiro que:
1. Estabeleça os critérios para o processo avaliativo e deixe claro para toda a equipe.
2. Os valores da empresa devem ser levados em consideração no processo avaliativo.
3. Sua equipe deve receber feedbacks periódicos, para que tenham a oportunidade de reverter um percurso ruim.
Por mais cruel que possa parecer o processo 20 – 70 – 10, ele é muito menos prejudicial do que a sua não aplicação; muitas vezes as pessoas estão no lugar errado e precisam de feedback e direcionamento para buscar outras oportunidades em que
suas habilidades possam ser melhor aproveitadas.
Até a próxima!
Humberto Barroso
Diretor Geral na Fac. Ideal | Devry Brasil
professorhumbertobarroso.blogspot.com
Não conheço nenhum sistema de gestão de pessoas que produza melhores resultados – com mais transparência, justiça e velocidade. Ela não é perfeita. Mas a
diferenciação, como a franqueza, ilumina a empresa e a torna melhor todos os dias.
(Jack Welch, 2005)
Janeiro - Fevereiro 2016 | Empresário Fitness & Health | 15