segurança e saúde para construir estádios. Sim, houve investimentos em aeroportos e estradas... Estradas? Penso que não, pois a qualidade do asfalto e a quantidade de buracos nas pistas desmentem tal montante investido. O dito “legado da Copa do Mundo” está difícil de ser enxergado.
Ainda nos meses da Copa, junho e julho de 2014, os sequentes pontos facultativos e feriados derrubaram a
produção das empresas e poucos foram os segmentos que se aproveitaram desse evento. Isenção fiscal para a FIFA... e para as empresas que amargaram queda de produção devido a tantos feriados? “Pra vocês, não!” Começou aí o endividamento. E agora elevar as taxas de juros é quase um golpe baixo.
finanças
Celso Cunha
Consultor Financeiro
Agora, a crise começa aqui dentro e o governo optou pelo oposto: inibir a compra.
desemprego em alta faz com que a capacidade de compra das pessoas diminua e o ciclo negativo estará instaurado.
Desde 2008, no auge da crise mundial, os juros no país não eram tão proibitivos, com um agravante: a crise
estava instaurada lá fora, tínhamos reservas confortáveis para isentar setores como a construção civil e a produção de automóveis do IPI e, por conseguinte, conceder descontos para esses produtos e serviços injetando dinheiro na economia e criando assim um circulo virtuoso de alta. Agora, a crise começa aqui dentro e o governo optou pelo oposto: inibir a compra.
Não adianta chorar pelo leite derramado, mas, investir tanto dinheiro na Copa do Mundo de 2014,
independente dos resultados dentro de campo, foi um grande erro. Gastos de R$27,4 bilhões, segundo o TCU, e uma renúncia fiscal a favor da FIFA de mais de R$ 1 bilhão. Deixamos de investir nos três pilares: educação,
Tempos difíceis nos esperam. Quem se financiava em empréstimos bancários ou cartões de crédito está em maus lençóis. O custo do dinheiro dobrou e, com ele, o montante da dívida. Se já não era fácil, piorou bastante.
Incentivos do governo são escassos; crise na Petrobrás, elevação dos preços da energia elétrica, combustíveis e
agora a água necessariamente repassados aos preços geraram inflação, que prejudica as metas do governo e eleva os juros.
Até quando se estenderá essa crise não sabemos. E vêm aí as Olimpíadas.
Virei torcedor.
Janeiro - Fevereiro 2016 | Empresário Fitness & Health | 07