REF&H - Edicao 79 (Novembro-Dezembro/2016) | Page 7

O ano está acabando e é imprescindível fazer um balanço da sua empresa para saber para onde você vai em 2017. Não precisa ser um balanço contábil digno de um excelente contador, mas você precisa ter em mãos alguns indicadores – também conhecidos como KPIs – que vão nortear o seu planejamento no próximo ano e a cada mês.

Você sabe de quanto foi o seu crescimento em 2016? Qual o percentual de aumento no número de alunos, receita, lucratividade? Quais pontos fracos não foram melhorados e precisarão de atenção especial? Esses são apenas alguns pontos que são necessários ter em mente – e no papel – para se poder administrar de forma excelente a sua empresa.

A melhor forma de se fazer isso é ter uma planilha, que pode ser em Excel, se você não tiver um sistema de gerenciamento, atualizada a cada mês, com os indicadores que você acha que sejam importantes para a sua empresa.

Algumas sugestões de indicadores para você analisar a viabilidade de aplicá-los em sua empresa:

Número total de alunos

Número de planos vendidos (por

plano)

Renovações

Evasão de clientes

Quantidade de reavaliações

Ticket médio

Faturamento

Despesas (especificando cada

despesa)

Com essa pequena quantidade de indicadores, já é possível traçar um novo rumo para 2017, analisando o que foi esse ano e enxergando tendências para o novo ano. Se você não sabe nem como registrar esses números, procure o auxílio de algum profissional! Sem números você definitivamente não consegue planejar o crescimento da sua empresa. São esses números que farão você tomar decisões acertadas, aumentar receitas, oferecer novas atividades, vender novos planos etc.

E planejar é isso: analisar tendências a partir de números pregressos para se poder traçar um possível cenário futuro. Se seu planejamento não está em dia, nunca é tarde para começar! Um bom (re)começo é pensar o setor de vendas, já que ele é o coração da sua empresa! Pense e coloque no papel o que fazer e como fazer. Depois disso, treinar a equipe e aplicar!

Aprenda a lidar com números e gráficos; com o tempo, você vai perceber que fica mais fácil visualizar relações de causa e efeito com os números de sua academia!

por Felipe Goulart

Planejar é analisar tendências a partir de números pregressos para se poder traçar um possível cenário futuro.

Felipe Goulart

Proprietário da rede MyFit de academias e consultor.

Novembro - Dezembro / 2016 | Empresário Fitness & Health | 07