REF&H - Edicao 79 (Novembro-Dezembro/2016) | Page 24

O ano de 2016 termina e com ele, algumas incertezas para 2017, um período em que a crise econômica no Brasil tenderá a se estagnar, o mercado já dá sinal disso com a diminuição das taxas de juros e do desempenho da Black Friday.

Será uma época ainda de baixas visitas e mais desafios nas vendas, porém talvez um pouco melhor quem em 2015 e em 2016. O principal desafio a ser enfrentado pelas academias será a segmentação do mercado.

É possível que as academias convencionais continuem a captar clientes, mas tenham mais dificuldade em retê-los. O principal motivo para que ocorra essa baixa fidelização de alunos em 2017 é a falta de posicionamento mercadológico claro e definido.

Por isso, é importante um modelo de gestão de academia, em que você escolha bem um nicho de atuação e entregue a seus clientes, resultados com qualidade.

7 tendências

para 2017

consultoria

Para que você tenha uma ideia das possibilidades que sua academia possa atuar, preparamos 7 dicas com modelos de negócios que atendem aos mais variados públicos, seguindo as tendências para o mercado em 2017:

1) Artes Marciais para as academias

O mercado das lutas atravessou um ótimo período no ano passado e a tendência é que em 2017 cresça ainda mais devido aos eventos que acontecem no país. Se até o UFC está investindo aqui, porque você não poderia fazer o mesmo?

As artes marciais agregam muito valor às academias, principalmente a fidelização de clientes, já que se tratam de atividades que trazem consigo valores como respeito, autoconfiança e motivação. Algumas modalidades se destacam: MMA, e a queridinha das mulheres, o Muay Thay.

2) Emagrecimento com atividade física

Algumas clínicas especializadas em emagrecimento têm atraído parte de outro importante perfil de consumidores: as 95% de pessoas que não praticam atividade física no Brasil e que não frequentam ou nunca frequentaram o ambiente das academias.

O principal motivo é que essas empresas começam a contar com programas específicos e individuais que vendem o resultado final através da atividade física para que os clientes consigam alcançar seus objetivos. Vender o Fim ao invés do Meio.

3) Academia: clube do bem-estar para toda família

Assim como no ano passado, em 2017 as pessoas vão buscar diferenças nas academias,

24 | Empresário Fitness & Health | Novembro - Dezembro / 2016