REF&H - Edicao 79 (Novembro-Dezembro/2016) | Page 22

preparo para aplicar tal modalidade e principalmente interesse do público. Muitos gestores acabam por escolher as modalidades que eles próprios gostam, não faça isso! Se você quer colocar uma nova modalidade em pauta na sua academia, a opinião do seu aluno e do seu futuro aluno são as que, de fato, importam.

4) ANALISE A CONCORRÊNCIA

Olhar para o seu entorno é para compreender como está o mercado e não copiá-lo! As academias, quando analisam a concorrência e tentam imitá-la, muitas vezes acabam entrando em uma guerra de preços, que como já falamos nessa postagem, não é uma das melhores estratégias para se posicionar no mercado. Olhar para a concorrência pode servir para descobrir oportunidades que ainda não são exploradas, ou que podem ser aprimoradas.

Por exemplo, se ao seu redor existe uma academia que já pega boa parte dos jovens do bairro porque não buscar um público com idade mais avançada?

Ou se a academia não oferece nenhum serviço (low cost) porque não oferecer um serviço totalmente diferenciado, com massagem, coaching, etc. cobrando até 3 ou 4x mais?

Lembre-se da frase de Walt Disney:

"Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor!"

5) ESCOLHA DE PÚBLICO ALVO

As pessoas são diferentes e têm objetivos diferentes. O que antes era uma atividade na academia associada apenas aos jovens com

interesse em melhorar a aparência e o vigor físico, hoje vem ganhando adeptos de todas as idades e com diversas necessidades. Há aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, combater o estresse, dentre outros.

Você precisa ser uma academia diferente se quiser ter sucesso em 2017! Academias convencionais tendem a ter cada vez mais dificuldades porque querem atender todo mundo; hoje as pessoas querem se sentir especiais, sentir que aquele serviço foi feito especialmente para suas necessidades e desejos.

Definir qual será o perfil do público atendido é uma boa estratégia para se diferenciar nesse setor.

6) CALCULE O CUSTO-BENEFÍCIO

É hora de uma reflexão financeira, avaliando se a academia oferecerá só musculação ou também aulas de

ioga, ginástica e luta ou qualquer outra modalidade, para considerar que cada serviço necessita de custos com profissionais qualificados e a manutenção da aparelhagem e do local deverão ser levados em consideração.

Calculando os custos, pode-se fazer uma projeção de cenários, desde o número de matrículas para cobrir os gastos até o quanto poderia ser o lucro com a academia mais cheia, e assim fazer um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é essencial, seja numa academia nova, ou mesmo se você está entrando em um novo ano. Vale a pena colocar a modalidade X? Tirar modalidade Y? Estas são perguntas que você deve se fazer constantemente, desta forma você se mantém próximo do custo benefício mais apropriado para seu negócio.

22 | Empresário Fitness & Health | Novembro - Dezembro / 2016