ATIVIDADES COLETIVAS
Geraldo Filho
Membro do grupo de pesquisa em Ginástica de Academia do prof. André Fernandes
Somos uma das grandes tendências do Fitness para 2017! Dentre os 20 segmentos apresentados recentemente pelo ACMS (American College of Sports Medicine), os treinamentos em grupos (aulas de ginástica) ocupam a sexta colocação, ficando acima de outras fortes tendências que em outras edições estavam no topo, a exemplo do Personal Training (que hoje ocupa a posição 9).
Confesso que durante todo esse tempo nem se quer havia visto (posso estar enganado!) aulas coletivas como tendência fitness mundial em nenhuma publicação dessa magnitude. Então é hora de meter a mão na massa, criar, montar, desmontar, avaliar, supervisionar, rever conceitos, enfim, tornar as aulas realmente como devem ser: simples, objetivas e motivantes.
Os futuros novos profissionais precisam entender o que realmente é ministrar aulas em grupo, eles têm que assumir a responsabilidade sabendo que as aulas são para melhoria da qualidade de vida das pessoas e não para diversão e entretenimento, isso é lazer, é preciso assumir o papel de PROFESSOR, não de instrutor. Infelizmente, ainda existem muitas aulas que são vendidas como treinamento mais nem se quer têm os princípios básicos para tal afirmação. Não existem aulas novas, existem nomes novos para aulas que já existiam e apenas estavam esquecidas, talvez pelo desinteresse de alguns profissionais em aplicá-las ou aprender a ministrá-las, a exemplo da aeróbica tradicional e do step.
Não podemos, nem muito menos devemos perder essa oportunidade que está sendo proporcionada novamente às aulas coletivas – de serem um dos maiores carros chefes do fitness para melhoria da qualidade de vida das pessoas – isso só
dependerá de nós profissionais: temos que ter consciência do nosso papel diante da sociedade e esquecer um pouco o show, o auto desempenho no palco, a vaidade adquirida através da fama.
Temos que nos unir em prol desse segmento, pois quanto mais forte, bem estruturado e embasado ele for, melhores serão nossas condições de desenvolver fantásticos trabalhos para a melhoria da saúde da sociedade.
Mas para que isso aconteça, é necessário estudar, buscar conhecimentos para que possam ser aplicados de forma segura e eficiente. É necessário entender que as diversas melhorias sobre todos os aspectos que envolvem essa área devem ser constantes, seja na parte técnica, mas principalmente na parte científica, pois essa é que realmente constatará a eficiência de um trabalho desenvolvido.
Dentro das aulas coletivas, muitos professores infelizmente não se interessam pela teoria e isso é preocupante; se todos adotam esse procedimento as aulas ganharão um formato clássico de “salve-se quem
As aulas coletivas devem ser simples, objetivas e motivantes.
puder”. Por isso, para mantermos em alta esse segmento fantástico do fitness, é necessário sempre avaliarmos o que é aplicável utilizando
sempre a eficiência e segurança como parâmetros, nada de modinhas e achismos; estamos na era da ciência, profissionais de saúde capacitados usam evidências científicas inclusive os profissionais de ginástica coletiva, pois fisiologia, biomecânica e preceitos do treinamento desportivo são iguais em qualquer prescrição de exercício físico, seja individual ou coletivo.
Novembro - Dezembro / 2016 | Empresário Fitness & Health | 19