POSSÍVEIS DÉFICITS
Sobreviventes de aneurismas cerebrais podem apresentar déficits físicos e / ou neurológicos de curto e / ou longo prazo como resultado de uma ruptura ou do tratamento .
No caso de sobreviventes de uma ruptura de aneurisma , os déficits são frequentemente maiores , mais perceptíveis e exigem um período de recuperação mais longo .
Muitos desses déficits melhoram com o tempo , mas fisioterapia , terapia ocupacional e fonoaudiologia podem ser muito úteis e devem ser considerados mesmo quando os déficits são discretos . A terapia pode fornecer estratégias específicas e conversar com um terapeuta pode ajudar a lidar com a situação geral .
Dificuldades persistentes com foco , memória ou cognição ( como : processamento de linguagem , habilidades organizacionais , concentração , tomada de decisões e habilidades cognitivas de alto nível ) podem ser um desafio . Os sobreviventes devem buscar a avaliação de um neuropsicólogo ou de um fonoaudiólogo para determinar seu nível de funcionamento cognitivo , habilidades cotidianas e problemas correlatos durante as atividades da vida diária .
Às vezes , os membros da família que veem você diariamente são os primeiros a notar quaisquer mudanças sutis ou déficits discretos que podem não ser óbvios para você ou para outras pessoas . Frequentemente , alguns déficits só se tornam evidentes depois que você volta a um estilo de vida mais exigente . Você deve conversar com seu terapeuta ou
médico sobre como lidar com esses desafios .
7