oção social em Angola
Sob o amparo deste convênio, são mantidos anualmente no Brasil, cerca de 80 bolsistas em cursos de graduação distribuídos por universidades públicas brasileiras. São também estruturados programas de estágio e visitas técnicas de diversos especialistas ligados ao Ministério, que são efetuados em instalações da Petrobras no Brasil. A Petrobras também apoia o Instituto Nacional de Petróleos, estabelecimento de ensino médio profissionalizante ligado ao Ministério dos Petróleos. Em julho de 2002 ocorreu a doação de cerca de 100 exemplares de livros didáticos como forma de apoio ao processo educativo desenvolvido naquela instituição pública de ensino. Com a Sonangol, a estatal angolana de petróleo, além da cooperação existente no âmbito dos negócios conduzidos em associação, Blocos 2 (produção de óleo) e 34 (exploração), a Petrobras sistematicamente articula a realização de workshops e visitas técnico-gerenciais, em diversos níveis, envolvendo técnicos e gerentes da empresa angolana, para compartilhamento de conhecimento sobre diversos processos de negócio e de gestão corporativa desenvolvidos pela Petrobras no Brasil. São realizadas anualmente cerca de quatro a cinco missões dessa natureza, quando parte da experiência Petrobras é transferida à sua congênere angolana. Instituições angolanas beneficiadas, a maior parte delas geridas por organizações não governamentais. Relação dos beneficiários mais recentes das doações (2000-2002): u Hospital Pediátrico de Luanda u Projeto terapia Ocupacional - Lar do Beiral u Centro Médico Beiral u Preventório Infantil de Luanda u Remar - Recuperação de jovens com dependência química u Centro Infantil Kiesse u Kassules do Maculusso u Centro Médico Kifangondo u Associação Macumginos - Huíla u Centro Médico da Cruz Vermelha Pangala u Escola de Viana - Escola da Paz u Missão Pinda u Escola Daniel Vemba u Fundanga u HIV - USAID u Projeto Luta contra Doença do Sono u Leprosaria da Funda u Campanha de Combate à Malária Unicef - Soyo turais tem sido apoiadas por ações conduzidas ou incentivadas pela Companhia, à saber: apresentação do grupo de dança Alpha-Ômega, exposições do Atelier angolano-zairense Batomene e a realização de um concerto de música clássica e uma exibição de capoeira. Algumas expressões da produção cultural brasileira são grandemente apreciadas pelo povo angolano. Nesse particular, a Petrobras é ainda hoje referenciada pelo papel de patrocinadora da introdução de produções da televisão brasileira, particularmente novelas, no gosto popular angolano.
Comunidades Lusófonas - Solidariedade
Cultura No campo da cultura, a Petrobras oferece apoio institucional ao Ministério da Cultura de Angola e a diversas manifestações artísticas locais e regionais. O convênio existente com o Ministério da Cultura permitiu a recuperação do sistema elétrico e instalação de um gerador de emergência nas dependências do Arquivo Histórico Nacional, instituição destinada a preservação, organização, pesquisa e divulgação dos documentos históricos de interesse para Angola, assim como contribuições sistemáticas para a manutenção desse sistema e a segurança patrimonial. Diversas manifestações artísticas e cul-
Saúde e Apoio Alimentar Há vários anos a Petrobras, junto com sócios de exploração e produção marítima de petróleo no chamado Bloco 2, colabora financeiramente com diversas instituições angolanas que objetivam ações humanitárias e de segurança alimentar, a maior parte delas geridas por organizações não governamentais. Na área de saúde, recursos da empresa foram destinados ao combate à Aids, à luta contra a doença do Sono, à prevenção contra a malária, ao apoio a leprosos e à recuperação de jovens com dependência química, entre outros projetos. Na mesma linha de combate à fome que levou o novo governo brasileiro a definir o "Fome Zero" como o programa social prioritário do País, a Petrobras tem apoiado nos últimos anos ações de segurança alimentar em Angola, através do projeto "1 Sopa e 1 Pão", conduzido pela Sociedade Espírita Allan Kardec de Angola (SEAKA). Esse programa fornece apoio alimentar diário a cerca de 1900 pessoas, entre pacientes de hospitais, menores abandonados e pessoas carentes das comunidades de Luanda, capital do país. A participação da Petrobras se efetiva através da doação de alimentos, materiais e equipamentos de uso diário no projeto.
Renato Pimenta de Azevedo Gerente Geral da Unidade de Negócios Angola
Raízes 27