Em 2017 a Confederação Sul-Americana de Futebol decretou a lei que obriga os clubes que desejam disputar suas competições no masculino a terem times femininos a partir de 2019
A decisão então também foi seguida pela CBF, que ampliou a Copa do Brasil para o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, que passou a contar com 2 divisões. a decisão gerou mais expectativa para o esporte. Com mais vagas para as meninas que querem jogar futebol profissionalmente e, consequentemente, com um crescimento da modalidade e da descoberta de novos talentos. O ano de 2019, o início de uma nova realidade no futebol feminino. Os clubes começam a cumprir a obrigatoriedade de terem times femininos e povoam a disputa do Brasileiro Série A2. A TV Globo anuncia, pela primeira vez na história, a transmissão dos jogos da seleção brasileira feminina em uma Copa do Mundo.
Com um time mais forte, mais investimento e apoio da população brasileira, o Brasil estreia muito bem na Copa do Mundo, vencendo a Jamaica por 3 a 0, com 3 gols de Cristiane. No segundo jogo, o Brasil caminhava para mais uma vitória tranquila quando abriu 2 a 0 contra a Austrália, mas permitiu uma virada para 3 a 2. No último jogo da fase de grupos, o Brasil fez uma excelente partida contra a Itália e venceu por 1 a 0. Depois de um jogo duro e de muita raça, a Seleção Brasileira acabou perdendo para os EUA por 2 a 1 na prorrogação e foi eliminado da competição.
Contar a história do futebol feminino brasileiro é mais do que lembrar medalhas, gols, vitórias, derrotas, lances marcantes e suas atletas. É falar sobre os períodos de proibição, as barreiras quebradas, a resistência, o preconceito, o descaso e o amadorismo ainda existe.
Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta é também a maior artilheira da história da Copa do Mundo de futebol feminino. Com os gols na Copa do Mundo de 2019, Marta ampliou a vantagem sobre alemã Birgit Prinz e a norte-americana Abby Wambach, que vêm na sequência como as maiores artilheiras dos mundias femininos e já se aposentaram.
Quem também está no ranking de artilharia é a jogadora Cristiane, com 11 gols.
ARTILHEIRAS
Brasileirão feminino em 2018 (Foto: Pedro Ernesto / Santos)
13