Rainhas do Campo RAINHAS DO CAMPO | Page 11

a modalidade regularizada

Apenas em 1983 a modalidade foi regulamentada. Com isso, foi permitido que se pudesse competir, criar calendários, utilizar estádios, ensinar nas escolas. A partir dai, várias times e ligas foram criados no Brasil, entre elas a equipe carioca Radar, que a partir de 1982 conquistou vários títulos nacionais e internacionais. Para confrontar a elite do esporte, surgiu o Saad Esporte Clube, de São Paulo, aumentando a rivalidade no futebol.

Em 1988, a Fifa realizou um Mundial de caráter experimental, na China. A seleção montada para a competição convocou as atletas dos times mais fortes do país, o Radar, do Rio de Janeiro, e o Juventus, de São Paulo. A equipe era tão desvalorizada que não houve confecção especial de uniformes para as jogadoras, para o Mundial foram usadas as sobras das roupas da seleção masculina. No total 12 seleções participaram da competição e o Brasil ficou com bronze nos pênaltis.

Depois disso, o futebol feminino ganhou destaque e a Fifa passou a organizar eventos. Em 1991, foi realizada a primeira Copa do Mundo, na China. O Brasil, ainda de forma amadora, viajou com boa parte das atletas que disputaram o torneio experimental e foi o nono colocado no ranking.

Em 1996, vieram os Jogos de Atlanta, que marcaram a estreia do futebol feminino em Olimpíadas. A seleção brasileira, ainda com muitas jogadoras da seleção anterior, terminou a competição na quarta colocação, ficando muito perto do pódio.

da seleção anterior, terminou a competição na quarta colocação, ficando muito perto do pódio.

Foi apenas na segunda Copa do Mundo, em 1999, nos Estados Unidos, que o Brasil conquistou a primeira medalha. O time acabou perdendo a semifinal para os EUA, mas ganhou da Noruega nos pênaltis na disputa pelo bronze.

A liberação do futebol trouxe a tona o sentimento de conquista de liberdade para as mulheres. A contraponto, houve a espetacularização do corpo atlético feminino. Um exemplo disto foi a edição de 2001 do Campeonato Paulista Feminino de Futebol, onde a Federação Paulista de Futebol declarou que as atletas deveriam cumprir algumas condições estéticas, pois o campeonato deveria ser bom e bonito, com uma união entre o futebol e a feminilidade. Era proibida a apresentação de atletas com o cabelo curto e com mais de 23 anos, pois as mais novas era mais erotizáveis pela mídia em geral.

feminino. Um exemplo disto foi a edição de 2001 do Campeonato Paulista Feminino de Futebol, onde a Federação Paulista de Futebol declarou que as atletas deveriam cumprir algumas condições estéticas, pois o campeonato deveria ser bom e bonito, com uma união entre o futebol e a feminilidade. Era proibida a apresentação de atletas com o cabelo curto e com mais de 23 anos, pois as mais novas era mais erotizáveis pela mídia em geral.

Primeira Copa do Mundo em 1991 (Foto: Acervo Futebol Feminino)

Copa do Mundo em 1999 (Foto: Getty Imagens)

11