A PRIMEIRA VIAGEM
Era uma vez, um corvo que tinha sido abandonado pelos pais. O corvo aprendeu a viver sozinho e a cuidar de si. Ele chamava-se Roberto, era muito corajoso, gostava de passear e era divertido.
Num fim de semana, Roberto estava a voar pela cidade de São Paulo quando conheceu três gaivotas, a Leonor, que era muito contente, a Alberta, que era a mais velha e a mais divertida, e a Geraldina que era a mais madura, apesar de ser a mais nova.
- Como é que conheceram esse gato que vive em Portugal, quando vocês vivem no Brasil?
- Nós gostamos muito de conhecer o mundo e uma vez fomos à Europa e passamos em Portugal e ele convidou-nos para ficar na sua casa uns dias.
- E como vou para lá se nunca saí de São Paulo? - perguntou o corvo.
- Nós vamos fazer uma viagem com todas as gaivotas a França. Tu podes vir connosco e ficas em Portugal.
Quando chegou ao dia, as gaivotas levaram o corvo para a baía de São Paulo onde estavam as outras gaivotas, prepararam-se com mantimentos e partiram em viagem.
Passados uns dias, as gaivotas pararam na ilha da Madeira para descansar, onde conheceram duas focas chamadas Alfreda e Maria, que estavam na praia quando elas aterraram. As focas deram a ideia de um sítio onde podiam passar a noite. No outro dia, as gaivotas estiveram a visitar um pouco da ilha, despediram-se das focas e partiram em voo para França. Um dia depois, chegaram a Portugal, deixaram o corvo que foi ter com o gato.
O gato apresentou-lhe um ovo que lhe tinha sido deixado por uma gaivota para cuidar, porque ela estava a morrer.
O gato disse que terá de consultar um pássaro chamado Arlete para lhe ensinar a cuidar de uma gaivota e ensiná-la a voar. Dinki adorou conhecer o Roberto e ele também e o gato levou o corvo a conhecer Lisboa. As gaivotas partiram e despediram-se do corvo. O Roberto foi viver com o gato e até agora ele está agradecido às suas amigas gaivotas.
Constança, Eimy, Gonçalo, Carlos – 7.ºABC2
28