09
Qual é a principal diferença
entre historiador e arqueologo
Por incrível que pareça História e a Arqueologia não são tão similares quanto pensamos, por mais que as duas disciplinas científicas estudem o que já aconteceu, abordagem delas são, no entanto diferentes. A Arqueologia estuda as culturas e os seus modos de vida através dos vestígios matérias das mesmas, enquanto a História é a ciência que estuda o Homem e as ações do mesmo, a partir de documentos e relatos. Vendo deste principio a História e a Arqueologia estudam o Homem, porém de maneiras e técnicas diferentes. Agora vamos mostrar as principais diferenças entre História e a Arqueologia.
História é uma ciência que estuda o Homem, sendo todos os eventos relacionados ao mesmo. A História começou na Grécia Antiga por alguns filósofos da época que reuniam diversas fontes de informações e construíam e estudavam as suas semelhanças, e após realizar esses estudos constatavam os eventos ocorridos no passado.
A Arqueologia vem de “arqué” que no grego significa antigo, e “logos” cujo significado quer dizer estudo, portanto, Arqueologia é uma ciência que pesquisa o antigo por assim dizer. O termo mais correto é a partir da analise de vestígios, a Arqueologia, estuda as os modos de vida do passado e as culturas antigas. Sendo uma disciplina que tem por finalidade o estudo de culturas já extintas, o único meio de estudo é através de materiais e restos humanos para descrever como tal sociedade vivia. Arqueologia começou a ficar popular mesmo após os filmes do famoso arqueólogo Indiana Jones, que com o seu chicotote enfrentava desafios
.