62 Pratikraman
que acontece com eles, mesmo se você matar algum ser acidentalmente. Sua compaixão é a única exigência. No entanto, você deve se arrepender e fazer pratikraman, para eliminar qualquer responsabilidade da sua parte.
Interlocutor: Eu li em seus livros:“ Que nenhum ser vivo neste mundo seja ferido, mesmo no menor grau, por esta mente, fala ou corpo.” Eu sou um fazendeiro e planto tabaco. Enquanto as plantas estão crescendo, devo constantemente arrancar as folhas novas, tenras, de seus talos. Será que isso não fere a planta? Esse não é um ato pecaminoso? Fazemos isso com milhares de nossas plantas! Como podemos pôr fim a este ato pecaminoso?
Dadashri: Você deve sentir remorso pelo ato. Você deve se arrepender e sentir:“ Por que essa tarefa dolorosa recaiu sobre mim?” Isso é tudo. Você pode então continuar seu trabalho. Internamente você está se arrependendo por que não é seu desejo realizar uma ocupação tão desagradável.
Interlocutor: Sim, mas nós ainda estamos cometendo um pecado?
Dadashri: Sim, é um pecado. Mas você não deve se preocupar com isso. Não olhe para o ato pecaminoso. Apenas se comprometa com a decisão de que as coisas não deveriam ser do jeito que são. Fique com sua convicção de que você preferiria se ocupar com algo diferente da cultura do tabaco. Antes, quando você não estava ciente de tudo isso, você não teria sido tão relutante em mutilar as pobres plantas. Se você seguir o meu conselho, a responsabilidade se torna minha. Estou assumindo a responsabilidade por você. Você pode deixar a planta de lado, mas ao mesmo tempo, você deve sentir um profundo remorso.
Todos os agricultores e proprietários de culturas são responsáveis por aniquilarem tantos organismos vivos nos campos. Eles devem sinceramente orar a Deus e pedir perdão