TRANSIÇÃO CAPILAR:
O PODER DO NATURAL
Mulheres estão abandonando o alisante. Homens estão deixando o cabelo crescer. A liberdade está em ALTA!
Valéria Soares
ACEITAÇÃO! Essa é a palavra do momento no mundo dos cabelos. Vai ter cabelo cacheado? SIM! Vai ter cabelo crespo? VAI! E com duas texturas? TAMBÉM! Antes de escolher passar pela transição capilar - processo de adaptação do cabelo liso para o natural -, é importante saber que não existe produto que elimine totalmente a química alisante, por isso, neste momento, a paciência é fundamental.
O Low Poo (LP) e No Poo (NP) também são grandes aliados dos cabelos naturais. O LP consiste em usar produtos livres de parabenos, sulfatos e petrolados (elementos comuns dos shampoos). Em alguns casos, esses aditivos impedem a definição do cacho. O NP mantém a restrição dos produtos acima, bem como o shampoo. Você deve estar se perguntado se lavar o cabelo sem shampoo garante a limpeza dos fios, e a resposta é sim. Os condicionadores usados no NP limpam igual o shampoo.
Segundo pesquisa da L'oreal, 56% das brasileiras têm cabelo cacheado ou crespo, e 63% delas sonham em ter cabelo liso. Isso ocorre porque a indústria da moda e a publicidade determinam o cabelo liso como padrão de beleza. Mas, apesar dessa forte tendência, nos últimos quatro anos, com o avanço da internet, das redes e de movimentos sociais, mulheres têm se unido para trocar experiências e dicas sobre o processo de mudança, valorizando a beleza natural, sem ser ditada pela moda.
EXPRESSÕES
Geralmente o Big Chop (grande corte) é feito quando uma parte do cabelo natural já cresceu. Porém, algumas corajosas o fazem logo no início da transição e deixam o cabelo crescer sem a necessidade de texturização. Já quem opta por texturizar, para ajudar na adaptação do cabelo liso durante a transição, utiliza técnicas como o dedo liss e a fitagem.
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal
TEXTURIZAÇÃO
TRANÇAS
NATURAL
LISO