Portuguese Lighting Network Issue 12 | Page 40

COREIA DO SUL

SOUTH KOREA

.

MERCADO / MARKET

39

esignação oficial: República da Coreia

Capital: Seul

Língua: Coreano

Moeda: Won da Coreia do Sul (KRW)

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Segundo os dados do EIU - The Economist Intelligence Unit, a população da Coreia do Sul ronda os 51,2 milhões de pessoas e tem um PIB per capita estimado de 29.930 USD. Este país encontra-se na 11ª posição como a maior potência económica do mundo e 4ª da Ásia. Depois de dois anos de estagnação económica, o PIB cresceu para 3,1%, em 2017, e 2,8% em 2018, devido à recuperação do consumo doméstico, à melhoria do sector imobiliário e às medidas fiscais e estímulo monetário.

Em termos de composição do PIB por sectores de actividade, as estimativas do EIU relativas a 2017 indicam o seguinte: sector agrícola - 2,1%; indústria - 39,1%; serviços - 58,8%. Esta forte base industrial torna a Coreia do Sul num país orientado para as exportações. Devido à sua forte integração nas trocas comerciais e nas transações financeiras a nível internacional, o país é muito vulnerável a choques externos.

Ao nível dos principais produtos da indústria transformadora destacam-se a electrónica, as telecomunicações, a produção automóvel, o sector químico, a construção naval e a siderurgia.

COMÉRCIO INTERNACIONAL

A República da Coreia tem um papel relevante no comércio mundial, tornando-se, em 2017, no 5º maior exportador do mundo e em 9º como importador, segundo os dados da Organização Mundial do Comércio.

Durante os últimos cinco anos, as exportações da Coreia do Sul cresceram a uma taxa anualizada de 1,2%. As exportações mais recentes são lideradas por Circuitos integrados e microconjuntos electrónicos, que representam 17,5% das exportações totais da Coreia do Sul, seguido pelos Automóveis de passageiros e outros veículos automóveis principalmente concebidos para o transporte de pessoas (excepto os da posição 8702), incluídos os veículos de uso misto (station wagons) e os automóveis de corrida, que responde a 6,71%.

As importações decresceram a uma taxa anualizada de -1%.

D