Portuguese Lighting Network Issue 1 | Page 70

alditaro - Primórdios

Em 1988 deu-se início a uma revo- lução no sector português da ilu-

minação decorativa. Através da compra e venda de candeeiros, a marca Valditaro deu os seus primeiros passos no mercado nacional, almejando alcançar uma fatia cada vez maior do segmento. A criação de uma unidade de decoração e de mon- tagem eléctrica dos candeeiros são os pri- meiros passos para a integração vertical da cadeia de valor do produto, podendo assim dar asas à sua criatividade e às exi- gências de um mercado que se torna, ca- da vez mais, sensível à qualidade, inova-ção e unicidade. O sucesso no mercado nacional abre uma importante porta ao crescimento da marca como referência. A aquisição de uma fábrica de produção de abat-jours e de produção de cerâmica em Góis, torna-se num dos mais importantes marcos da sua história, possibilitando à marca enveredar por outras áreas de ne- gócio e outros mercados tão importantes para a sua ascensão. Numa completa in- tegração vertical de toda a cadeia de va- lor do produto, a Valditaro consegue ofe- recer, pela primeira vez, um produto fabri- cado na sua totalidade pela marca, ga- rantindo o controlo de todos os estágios do processo produtivo e garantindo a qualidade e a satisfação das expectativas dos seus clientes.

Valditaro – Exportação

A década de 90 tem se mostrado muito promissora para o crescimento da Valdi- taro a nível nacional, no entanto, o objec- tivo de almejar mercados mais exigentes e competitivos, leva a marca a projectar-

-se no exterior e a garantir contratos ex- clusivos de produção para Private Labels. O mercado Escandinavo torna-se no mer- cado mais importante de exportação da Valditaro e a produção contínua de can- deeiros e de abat-jours para reconheci- das cadeias e marcas deste mercado, re- vela-se uma forte vantagem para a anga- riação de novos clientes. Na década de 2000, as crescentes pressões do mercado asiático, revelam-se um determinante ponto de viragem para a Valditaro. Uma fácil entrada de produtos de qualidade e preços inferiores, resultam num mercado cada vez mais sensível ao preço e cuja competitividade das empresas portugue- sas, em geral, se mostra difícil de atingir. É na oferta de um produto de qualidade superior, de um serviço personalizado, da adaptabilidade de produção e de uma contínua aposta em design, que a Valdi- taro reforça a sua posição externa com o lançamento de catálogos anuais e com a participação nas melhores feiras interna- cionais de decoração de interiores, da Europa. Os últimos anos da década de 2000-2010 começam a definir o futuro da Valditaro.

Valditaro – Design e Marca

A sua vertente exportadora e a contínua presença em feiras e exposições interna- cionais, despertaram na Valditaro uma crescente consciência de design. O de- senvolvimento de modelos mais arroja- dos, decorações únicas e definidores de tendências, as expectativas do consumi- dor final e as matérias-primas que a Valdi- taro produz, tornaram-se na base da cria- tividade das Designers internas da Valdi-taro. O recurso a matérias-primas natu- rais como a cerâmica, a madeira e os teci- dos, tornam as colecções da Valditaro sin- gulares na sua abrangência e abrem inú- meras possibilidades de personalização e utilização dos mesmos. Foi com esta premissa que a Valditaro, em 2013, se submete a um rebranding vocacionando a marca para um público jovem, com uma perspicácia para o design e atento à dicotomia entre qualidade e preço. Num regresso às suas origens, é nas pessoas e nas suas histórias que o mais recente ca- tálogo foi desenvolvido. Cada produto foi cuidadosamente estudado, desenvolvi- do e produzido, tendo em conta as expec- tativas do consumidor final. Em cada um, depositamos a luz de cada uma das nos- sas pessoas, fazendo-a chegar aos quatro cantos do planeta!

Valditaro - Futuro

Seguindo a tendência actual e continu- ando-se a verificar um decréscimo acen- tuado do poder de compra do mercado nacional e um mercado cada vez mais competitivo, a Valditaro continuará a apostar na diferenciação dos seus pro- dutos, atribuindo à exportação uma maior percentagem a nível da facturação e fazendo do Design e Produção Portu- guesa, a sua essência.

Susana Guimarães

Gerente

V

69 > AIPI Dez'15 www.aipi.pt

ASSOCIADOS

A mudança reside no âmago da marca