Portuguese Lighting Network Issue 1 | Page 4

aipi - associação dos industriais portugueses de iluminação

AIPI - Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação foi criada em 1997.

Cedo definiu a internacionalização das empresas portuguesas do sector como uma das grandes linhas orientadoras da sua actividade, dado ser esta uma das necessidades prementes do sector em virtude da dependência da grande maioria das empresas do mercado na-cional.

Desde essa altura que a AIPI tem parti- cipado em conjunto com as empresas do seu sector em diversos projectos de apoio à internacionalização, sempre numa lógica de continuidade, face aos excelentes resultados alcançados no au- mento da quota exportadora do sector, que se cifra hoje, acima dos 60% da sua produção. A AIPI tem contribuído para a abertura de portas a novos mercados, dentro e fora da Europa, promovendo a participação nas maiores feiras euro- peias de iluminação e da fileira casa, bem como em missões empresariais a merca- dos extracomunitários (México, EUA, Angola, Moçambique, Dubai, etc.).

Além das acções de internacionalização, a AIPI tem desenvolvido actividades no âmbito da formação, com grande rele- vância para a sensibilização dos empre-sários para o cumprimento obrigatório das directivas comunitárias em vigor aplicáveis às luminárias, além de outras internacionais, que muitas das vezes constituem verdadeiras barreiras à pró- pria exportação e ainda um conjunto de iniciativas de capacitação do tecido em- presarial.

Cooperar com várias entidades nacio- nais e internacionais relacionadas com a indústria de iluminação, tais como enti- dades do SCTN, ISQ - Instituto de Solda- dura e Qualidade, LIQ – Laboratório Industrial da Qualidade, IEP – Instituto Electrotécnico Português, entidades de formação, e outras que contribuam para que as empresas melhorem a sua compe- titividade na economia global, através da difusão da prática da Inovação, Design e Qualidade.

A AIPI criou em 2011 uma marca para o sector português de iluminação, a LUZZA que tem sido dinamizada quer em termos de comunicação e promoção quer também em termos de presença física em feiras internacionais. O propó- sito da marca é gerar notoriedade para a globalidade do nosso sector de modo a que no médio prazo essa notoriedade possa atingir cada vez mais as marcas dos fabricantes.

A mensagem que tentamos passar na nossa comunicação internacional é a da nossa flexibilidade e soluções à medida. Não podemos obviamente competir in- ternacionalmente pelo preço nem pelas quantidades pelo que a nossa diferencia- ção reside na rapidez de resposta às en- comendas, na produção de peças únicas feitas à medida de cada cliente, em pro- duções limitadas de valor acrescentado.

O sector de iluminação que a AIPI defen- de e apoia, num âmbito nacional e inter- nacional, caracteriza-se por ser constituí- do na sua maioria por PMES, detendo um vasto número de microempresas, sendo cerca de 95%, de cariz familiar.

Quando falamos do sector da iluminação estamos a falar num universo de 200 empresas, 5000 postos de trabalho, cerca de 115 milhões de euros de exportações anuais. Os principais mercados são: França, Alemanha, Reino Unido, Angola, Rússia, EUA.

A visão estratégica que a AIPI traça para as Indústrias Portuguesas de Iluminação está subordinada ao objectivo central de consolidar a sua competitividade no mercado externo, continuando a desen- volver um conjunto de competências e serviços que respondam com eficácia às necessidades das PMES.

"A mensagem que tentamos passar na nossa comunicação internacional é a da nossa fle- xibilidade e soluções à medi- da."

Ricardo Sebastião

Director Executivo

A

Desde 1997 a apoiar a internacionalização

AIPI

3 > AIPI Dez'15 www.aipi.pt