om quase duas décadas de exis- tência, a Crisbase é uma empresa produtora de peças de iluminação
e de decoração em vidro, semelhante a um atelier de vidro artístico.
Todas as peças são produzidas manual-mente por Mestres Vidreiros, Mestres esses que possuem uma longa tradição familiar no sector do vidro. Assim, toda a sua produção é realizada com métodos tradicionais desde a fabricação aos aca- bamentos.
A história da Crisbase começa bem antes da sua criação. Na verdade, tudo começa com o percurso das pessoas que lá trabalham que, desde sempre, estiveram ligadas à industria vidreira, seguindo, muitos deles, o percurso já feito pelos seus familiares que acabaram por trans- mitir-lhes conhecimentos únicos e de um valor inestimável na arte de trabalhar o vidro. Neste ponto, é de referir que a região da Marinha Grande, onde se situa a Crisbase, é conhecida pela sua ligação à indústria vidreira, ligação essa que conta com mais de 250 anos de tradição.
Aliada a esta tradição, a Crisbase aposta na pesquisa, no desenvolvimento e na criação de novas formas, cores e texturas, sendo este o resultado da combinação do trabalho de Designers com os Mestres Vidreiros. Esta simbiose tem como objec- tivo a criação de peças que, apesar de serem feitas em série, têm alma, carácter e que facilmente vai reconhecer como sendo da empresa.
Este reconhecimento é uma vitória, pois a Crisbase rema na direcção oposta numa sociedade onde os objectos nascem sem alma, sem passado e sem valor humano. No entanto, as suas peças são vistas como sendo peças únicas, exclusivas e autênti-cas.
"Todas as peças são criadas à mão por Mestres Vidreiros, Mestres esses que possuem uma longa tradição familiar no sector do vidro. A sua pro-dução é realizada com méto-dos tradicionais, desde o fa- brico aos acabamentos"
O conceito da empresa, enquanto cria- dores, baseia-se na ideia de que as formas existem porque existe luz, assim desejam criar um círculo perfeito, onde as formas que surgem da luz iluminam-se, acaban-do por criar novas formas.
Todos os produtos da Crisbase encon- tram-se certificados segundo as normas REACH, ROHS e CE. Em breve segundo as normas UL.
O processo
No nosso estúdio de Design, criam-se no- vas formas, novas decorações e novas associações a materiais que não o vidro. É aqui que tudo começa.
Todos os projectos são cuidadosamente estudados pelos nossos mestres vidrei- ros de forma a explorar todo o potencial que o vidro possa oferecer. Está nas mãos deles dar a mais-valia ao nosso produto, através de técnicas que conferem ao vi- dro um aspecto único e rico em porme- nores e subtilezas que se materializam em peças de grande qualidade.
Estas peças que ainda não estão comple- tamente concluídas, são depois postas nas mãos dos nossos técnicos de acaba- mentos que vão conferir os últimos reto- ques para que as peças ganhem a sua for- ma final e se adaptem aos nossos pa- drões de qualidade. Neste processo, em- bora sejam usadas máquinas, é sempre o olhar humano de cada técnico que deter- mina se a peça se encontra perfeita.
As peças chegam, finalmente, à parte da eletrificação e montagem, onde são adi- cionados componentes elétricos que vão transformar a peça de vidro numa peça de iluminação. É de referir que todos os componentes usados são de origem Eu- ropeia, principalmente Italiana e Espa- nhola, onde a indústria dos componen- tes elétricos está altamente desenvolvida e com provas dadas. Esta conjugação entre o vidro e estes componentes vão fazer jus à nossa premissa inicial: criar objectos únicos de vidro iluminado com qualidade e exclusividade.
Jorge Lourenço
Designer
C
Peças de iluminação em vidro
ASSOCIADOS
27 > AIPI Dez'15 www.aipi.pt