Portuguese Lighting Network Issue 1 | Page 2

18 anos a apoiar as empresas de iluminação nacionais

com imensa satisfação que lançamos a 1ª edição da Revista Portuguese LIGHTING Network, uma revista trimestral dedicada, não só aos Associados da AIPI, mas

a todo o sector de iluminação.

Com esta iniciativa, esperamos estabelecer uma ponte entre o sector de iluminação nacional e internacional, promover as marcas portuguesas de iluminação, dinamizar acções e activi- dades, dar a conhecer tendências e exigências do mercado, assim como apresentar novidades importantes para o sector.

O principal papel desta revista recai sobre três acções impor- tantes: elucidar, esclarecer e informar, fazendo chegar o mais longe possível toda a informação relevante sobre o sector de iluminação.

Numa época de globalização, não podem mais existir sectores fechados, torna-se imperioso criar um espaço acessível, onde se possa reunir num único local toda a informação pertinente.

O trabalho da Associação passa por andar lado a lado com os fabricantes de iluminação, numa altura em que exportar se torna urgente para todos aqueles que desejam alcançar novos mercados e novos clientes e até sobreviver enquanto empresa viável.

O sector

As exportações de iluminação aumentaram 9% no primeiro semestre de 2015, face ao período homólogo do ano anterior, tendo as mesmas registado no ano 2014 um aumento de 10%.

O sector de iluminação está representado por 200 empresas nacionais com 5000 postos de trabalho. Em 2014, as exporta-ções superaram os 115 milhões de euros, resultando num volu- me total de facturação do sector de mais de 185 milhões de euros.

A nossa aposta

A AIPI aposta no mercado de iluminação como um mercado em franca expansão, acreditando que o design e a qualidade dos produtos Portugueses serão a marca diferenciadora quando comparados com os mercados onde reina a produção em massa.

Estamos cientes que temos um longo percurso pela frente, mas os esforços propostos e a heterogeneidade da oferta nacional levarão a marca "Made in Portugal" além-fronteiras.

Acreditamos que esta revista seja uma mais valia para todos os Associados e parceiros da AIPI, assim como para todas as em-presas ligadas ao sector de iluminação. Pois apostamos na di- vulgação e na promoção dos produtos nacionais e na expe-riência dos nossos empresários, que acompanham a evolução do mercado e das novas tendências e tecnologia, ao mesmo tempo que defendem o saber fazer dos artesãos que permitem dar um toque único às suas peças.

Deixo umas palavras de agradecimento a todos os que têm colaborado com a Associação e que acreditam na continuação deste projecto e na sua relevância para o nosso sector. A Associação tem reunido esforços contínuos para ir ao encontro das necessidades de cada Sócio, trabalhando diariamente para para que as empresas prosperem nos mercados globais.

"A arquitectura é o jogo sábio, correcto e magnífico dos volu- mes dispostos sob a luz"

- Le Corbusier

"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos" - Humberto Gessinger

Modesto Castro

Presidente da AIPI

É

EDITORIAL

1 > AIPI Dez'15 www.aipi.pt