Portuguese Lighting Network Issue 1 | Page 14

a oficina do seu pai, Abílio Matias desde cedo desenvolveu a arte de trabalhar o ferro na forja.

O seu gosto por peças em ferro, adqui- rido e trabalhado ao longo do tempo, le- vou o Abílio Matias a tomar a decisão de que chegara a sua vez de ser ele próprio a produzi-las, deixando de lado a con-templação pelas peças dos outros.

No início, trabalhava somente para si pró- prio, mas pouco tempo depois os seus amigos começaram a absorver as suas criações, as quais nasciam da forja e do seu próprio engenho.

As feiras de artesanato foram a sua mon-tra por excelência, permitindo-lhe poten- ciar a receptividade dos consumidores urbanos, os quais procuravam algo dife- rente no mobiliário e iluminação conven- cional.

A sua curiosidade transformou-se num conhecimento admirável por uma maté- ria-prima que exige perícia e criatividade, sendo necessário colocar o máximo de cuidado em todos os pormenores e exe- cutando projectos que, mais do que ilus- trarem o ambiente, desenham toda a per- sonalidade do espaço.

A partir de ideias e esboços as suas peças são moldadas de acordo com o objectivo proposto, obter a luz mais favorável, não só ao nível do design de produto mas, também, no que se refere ao meio circun- dante.

A empresa Abílio Matias transforma a matéria-prima bruta em verdadeiras obras de arte que poderão ser contem- pladas e adquiridas em lojas de decora- ção, ateliers de decoradores ou já aplica- dos em diversos projectos de arquitec- tura.

"Foi na oficina do pai que Abílio Matias desenvolveu, desde ce- do, a arte de trabalhar o ferro na forja"

A empresa

A criação, enquanto factor de diferencia- ção e personalidade durante a concep- ção de elementos decorativos, possibili- ta à Abílio Matias propor e executar novas soluções nos preenchimentos dos espa- ços habitacionais.

Priveligiando os metais, as suas obras contemplam a arquitectura, com estru- turas sempre inovadoras e requintadas através da adaptação das suas obras aos ambientes concebidos.

O seu principal produto é a iluminação, passando por um conjunto de outros ele- mentos decorativos com peças inovado- ras que permitem um equilíbrio de toda a envolvência decorativa.

Trabalhando em sintonia com arquitec- tos e designers, o espaço disponível pos- sibilita toda a execução e acabamento do produto local.

A empresa dispõe de um conjunto alar- gado de serviços técnicos ao longo de todo o ciclo produtivo.

"Primamos pela qualidade e pelo apoio que é dado a cada projecto"

A Abílio Matias apresenta um show room com um conjunto de peças de autor (Abílio Matias) certificadas, sendo cada peça única.

"As nossas obras contemplam a arquitectura, com estruturas sempre inovadoras e requinta- das através da adaptação das mesmas aos ambientes conce- bidos"

Fábio Oliveira

Produtor de Imagem

N

Trabalhar o ferro na forja

ASSOCIADOS

13 > AIPI Dez'15 www.aipi.pt