mãos de artesãos:
trabalhar os materiais
latão é uma liga metálica de cobre e zinco com percenta- gens deste último entree 5% ee
45%, dependendo do tipo de latão.
Outros metais podem ser adicionados, e variando a quantidade e a proporção destes metais, altera-se as propriedades da liga. Ocasionalmente, adicionam-se pequenas quantidades de alumínio, estanho, chumbo e arsénio para poten- cializar algumas das características des- sa ligação, dependendo de como e onde a liga será utilizada. Usado desde os tempos pré-históricos, o latão apresenta um brilho semelhante ao do ouro, é bastante maleável (pode ser facilmente moldado em lâminas e chapas muito finas), dúctil (pode ser reduzido em fios)bom condutor de calor e de corrente eléctrica, além de apresentar uma signi- ficativa resistência à corrosão e a cho- ques mecânicos.
Assim, o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio de uma forma mais fácil que o cobre e o zinco em se- parado.
O latão tem um certo óleo na sua super- fície. Isto serve para protegê-lo das agressões externas (ar, poluição, etc), de modo que escurece mais lentamente com a acção do tempo. Porém, durante a execução das técnicas esse óleo vai-se perdendo e as nossas mãos passam a entrar em contato directo com ele. É recomendado usar uma luva e seguir os conselhos finais dessa matéria.
As utilizações do latão são vastas e com- preendem uma série de segmentos in- dustriais. Esta liga metálica é aplicada, por exemplo, na fabricação de tubos de condensadores, armas, cartuchos de munição, torneiras, cadeados (a parte dourada), rebites, núcleos de radiado- res, instrumentos musicais de sopro, aparelhos médicos e cirúrgicos, orna- mentações, joias e bijuterias, terminais eléctricos, tachos e bacias, moedas, para- fusos, arames, vergalhões, válvulas, ro- das de carros, decoração, iluminação, entre outros.
O latão é um metal que se en- quadra bem com madeira, é fá- cil de trabalhar, e pode ser sol- dado. Pode ser usado para pe- quenas peças ou numa auto- mação completa. Este metal en- contra-se em todos os formatos e medidas. Apresentamos ago- ra os formatos mais comuns e como cortá-los. Recomenda-se a utilização de óculos durante a execução destas técnicas.
Os vários cortes
Este artigo refere apenas os cortes mais comuns, pois existem muitas técnicas.
Cortar varetas de latão:
Para tamanhos pequenos de arame e varetas, um alicate de corte universal é suficiente. Contudo, para tamanhos maiores será necessário usar um alicate de corte diagonal. Alguns alicates dei- xam a vareta com arestas, sendo neces- sário polir.
Também pode ser utilizado um serrote de arco.
Cortar tubos de latão:
Pode utilizar-se uma serra de metal pe- quena ou grande. Assim como, cortado- res especiais desenhados para tubos de metal. Estas ferramentas são fixadas ao tubo e uma serrilha circular faz o corte. Pode ser necessário polir o corte no final.
Cortar folhas de latão:
As folhas de latão podem ser cortadas com tesouras de metal, as mais conhe- cidas são as tesouras de chapa tipo avia- ção. Estas encontram-se em três varie- dades: corte à direita, corte à esquerda e corte direito. Estas têm, normalmente, o cabo verde, vermelho ou amarelo.
Também pode ser usado um serrote de arco ou uma serra de ourives.
Uma outra ferramenta para cortar vare- tas, tubos e folhas de latão é a lima rotativa.
Fontes: https://pt.wikipedia.org
http://www.cabaret.co.uk
http://exports-unlimited.com/
Latão
AIPI Dez'15 www.aipi.pt < 10
MÃOS DE ARTESÃOS
O