Portuguese Lighting Magazine Issue 23 | Page 29

O novo ano chegou e com ele vieram novas tendências de decoração e se está a pensar em renovar a sua casa, então é a altura certa para começar a fazer planos.

O foco para 2024 é manter o equilíbrio entre espaços bonitos e cativantes sem perder o seu lado funcional e sustentável, muito ligado à natureza e à preservação do meio-ambiente.

Neste artigo vamos destacar as 6 tendências principais:

1.Cores pastel e tons terrosos

Esta paleta de cores revela claramente a forte ligação com a natureza e não é por acaso que a Pantone escolheu a “Peach Fuzz” como a cor de 2024, pois os tons alaranjados são o complemento perfeito à referida paleta.

Pode introduzir estes tons em pequenos apontamentos na decoração, no mobiliário, tecidos ou mesmo cerâmica.

2.Minimalismo sustentável e texturas naturais

Cumprindo a máxima “menos é mais”, a escolha dos objectos e dos móveis é muito mais criteriosa, pois a chave é a sustentabilidade conseguida através de materiais reciclados e de baixo impacto ambiental.

Podemos destacar a madeira, o vidro, a pedra, as fibras naturais e as plantas de interior que irão criar ambientes mais serenos e promovam o bem-estar físico e mental.

3.Japandi Decor

Fusão entre o minimalismo Japonês e o design Escandinavo, uma combinação entre a simplicidade e funcionalidade Escandinava com a estética zen Japonesa.

Os espaços que seguem esta tendência caracterizam-se pelo mobiliário simples e com proporções volumétricas equilibradas, tons neutros, madeira clara e elementos naturais.

4.Ecletismo Moderno

A casa é uma amplificação de quem a habita e, por isso, faz todo o sentido que se possa misturar diferentes estilos, épocas e influências culturais. Móveis de estilo vintage convivem harmoniosamente com peças de design contemporâneo.

5.Tecnologia Invisível

Apesar da procura por espaços mais simples e acolhedores, a tecnologia inteligente de interiores veio para ficar e é uma realidade cada vez mais alargada a todas as casas.

Contudo, a estética dos espaços não pode ser comprometida e os dispositivos inteligentes e sistemas de automação residencial são incorporados de forma elegante e muito discreta.

6.Escritório

Após a pandemia COVID-19, o escritório ressurgiu em força devido ao teletrabalho e tornou-se no centro das atenções. Um espaço muito cómodo, funcional e bem decorado, sobretudo na escolha das secretárias, cadeiras e estantes que devem ter materiais e acabamentos cuidados.

Seja criativo!

Exponha o seu estilo!

Revele a sua personalidade!

Crie um espaço que conte a sua história!

" (...) um grupo de 21 empresas do sector (...) Defendiam que só a força do Associativismo seria capaz de responder cabalmente a tais desafios."

29