Portuguese Lighting Magazine Issue 21 | Page 36

MERCADO / MARKET

.36 | JUN.

MÉXICO

Mexico

Sabia que o México é o 2º país com mais população da América Latina e o 15º a nível mundial? Tem cerca de 127 milhões de habitantes e trata-se de uma economia muito aberta, direccionada para as exportações e importações. Este ocupa a 12ª posição, a nível mundial, em ambos os fluxos e tem várias parcerias comercias com cerca de 50 países (13 acordos de comércio livre assinados). Fortemente integrado na economia dos EUA, o país é muito vulnerável aos ciclos deste mercado.

A sua estrutura industrial, constituída principalmente por pequenas e médias empresas, tem vindo gradualmente a alterar-se ao integrar na sua economia sectores altamente competitivos e exportadores, como é o caso do sector metalomecânico, eléctrico e electrónico, automóvel, hidrocarbonetos, mobiliário, alimentar e indústria extractiva.

Da mesma forma que a pandemia Covid 19 afectou outros países, também o PIB Mexicano sofreu uma contração que rondou os 8,0% em 2020. No ano seguinte, a sua economia conseguiu uma recuperação parcial de 4,7% , em linha com a conjuntura económica internacional, sobretudo dos EUA. Em 2022 o seu crescimento económico começou a abrandar, segundo estimativas da EIU cerca de 3,0 %, e estima-se que o mesmo se agrave em 2023 (1,1%), devido ao contexto de pressões inflacionistas, escassez de apoio fiscal a consumidores e empresas, políticas monetárias restritivas e desaceleração do crescimento dos EUA. Num cenário ainda mais pessimista, a actual guerra na Ucrânia está a causar disrupção no abastecimento, o que poderá prejudicar a produção agrícola e industrial do país.

O mercado continua a apresentar oportunidades de negócio para as empresas portuguesas em diversos sectores, particularmente máquinas e equipamentos para a indústria, automóvel (moldes e componentes), aeronáutico, dispositivos médicos, tecnologias, soluções de economia circular e protecção ambiental, alimentar e bebidas, fileiras casa e moda.

IMPORTAÇÕES

Segundo o Comtrade, as importações do México registaram um valor de 507 mil milhões de USD em 2021 (383 mil milhões de USD em 2020). Os cinco principais grupos de produtos importados foram as Máquinas e Aparelhos (35,6%), os Metais Comuns (9,7%), os Combustíveis Minerais (8,5%), os Veículos e Outro Material de Transporte (8,0%) e os Produtos Químicos (7,7%).