ENTREVISTA / INTERVIEW
.JUN. | 15
em quando fazemos uma ou outra venda no mercado nacional, mas diria que 99% da produção segue para outro país. O mercado interno não tem sido uma prioridade até aqui, mas é algo que também queremos mudar, pouco a pouco. Queremos apresentar os nossos produtos também em Portugal, porque acreditamos que têm potencial para o nosso mercado também.
PL: A preocupação pelo Ecodesign e a economia circular é, cada vez mais, uma constante. É fácil para uma empresa de iluminação seguir estes movimentos?
MR: Para a nossa empresa não é muito fácil, mas em algumas situações já vamos conseguindo. Por exemplo, nas telas para os abajures, já vamos tendo oferta de telas com materiais eco-friendly, que já colocamos na nossa coleção.
PL: Qual a sua perspectiva para o futuro do sector e o caminho traçado pela FB Internacional?
MR: O sector da iluminação está a direccionar-se para soluções que proporcionem conforto e iluminação adaptada às necessidades de cada cliente, o que envolve inovação tecnológica e prioriza opções mais económicas e sustentáveis. Nós, como empresa, vamos manter o nosso produto típico, mas também precisa- mos adaptar-nos a esta situação e procurar a inovação, acompanhando as tendências que vão aparecendo.
Portuguese Lighting: Tell us a little about FB Internacional.
Mónica Rosário: The company was born in 1988 and began its activity producing, mainly, products for companies in the French market, which were sold under the customer's own brand. It quickly gained an excellent reputation among professionals for its creativity and quality products. The company produced only ceramic lamp bases. In 2005, the company was bought by a French entrepreneur who expanded its activity, developing a complemen- tary activity to the existing one: the manufacture of lampshades. In 2009,
" Nós exportamos praticamente a totalidade da nossa produção (...) mas diria que 99% da produção segue para outro país. "