Portuguese Lighting Magazine Issue 21 | Page 13

Portuguese Lighting: Fale-nos um pouco sobre o percurso da FB Internacional.

Mónica Rosário: A empresa existe desde 1988 e iniciou a sua actividade produzindo, essencialmente, produtos para empresas no mercado francês, que eram vendidos com a própria marca do cliente. Rapidamente conquistou uma excelente reputação entre os profissionais pela sua criatividade e produtos de qualidade. A empresa produzia apenas pés de candeeiro em cerâmica. Em 2005, a empresa foi comprada por um empresário francês que alargou a sua actividade ao fabricar também os abajures. Em 2009, um pouco também devido à quebra no mercado dos grossistas, a FB Internacional decidiu aproveitar o seu know-how e lançar uma marca própria: a marca ENVY. Seguiram-se meses de trabalho de prospeção e desenvolvimento de produtos e o primeiro catálogo saiu em 2010. Desde essa altura fizemos inúmeras participações em feiras internacionais, dando a conhecer os nossos produtos um pouco por todo o mundo. Em 2017, a empresa foi novamente comprada, desta vez por um grupo francês. Houve algumas mudanças internas e adaptação da dimensão da empresa conforme as oscilações do mercado. Estamos presentes um pouco por toda a Europa, quer através da marca, quer através dos nossos clientes grossistas. No início do ano de 2023, decidi avançar com a proposta de compra da empresa, ao grupo, sendo que a venda foi oficializada no final de março.

PL: A Mónica decidiu embarcar numa grande aventura à frente da FB Internacional. Como descreve esta experiência?

MR: Com a anterior gerência, eu já era responsável pela empresa e pouca coisa mudou, tirando o facto de agora poder tomar decisões. Estamos a desenvolver de novos produtos, um catálogo e a pensar em participar em algumas feiras internacionais, para aumentarmos a nossa visibilidade.

PL: Fale-nos um pouco sobre os vossos candeeiros e o que os distingue da concorrência?

MR: Desde sempre que tivemos candeeiros em cerâmica e no início era mesmo só o que fazíamos. Depois, com o lançamento da marca e com a exigência do mercado, começámos a introduzir outros materiais. Nos dias de hoje, mantemos a nossa imagem, maioritariamente com candeeiros em cerâmica, mas temos também outros materiais, que permitem ao cliente arriscar um pouco, complementando assim a nossa oferta. Temos também uma vasta gama de telas para os abajures e, sendo produzidos por nós, damos a oportunidade ao cliente de escolher o abajur que quiser, podendo customizar o produto final. Como somos uma empresa que produz de forma um pouco artesanal, temos essa flexibilidade de alterar pequenos detalhes, mas que poderão fazer a diferença no cliente.

"(...) não queremos fazer mais do mesmo, queremos inovar e enriquecer o mundo da iluminação e do design de interiores."

ENTREVISTA / INTERVIEW

.JUN. | 13