Portuguese Lighting Magazine Issue 18 | Page 13

Portuguese Lighting: Conte-nos um pouco sobre a história da Wonderlight.

Fernando Moga: A Wonderlight surgiu de uma paixão minha pelo artesanato e pela iluminação decorativa. Sempre foi um desejo meu criar peças exclusivas, que fossem concetualizadas e materializadas através do trabalho manual.

Inicialmente, tudo começou de forma muito orgânica. As ideias de design surgiam e não descansava enquanto não as desenhasse. Muitas vezes o chão da fábrica foi a minha tela, desenhava e riscava até conseguir reproduzir o que idealizei na minha mente.

Hoje em dia, passados mais de 7 anos, já temos um caminho e uma direção mais consolidada. O nosso trabalho com o latão, o uso de mármores portuguesas, o vidro e a resina são as nossas principais matérias-primas. Foi o que escolhemos como elementos diferenciadores da nossa marca, aliado, claro, a um trabalho criativo de design que aposta numa equipa jovem, capaz de trazer ideias inovadoras e fora da caixa.

PL: Se tivesse que descrever os maiores desafios e os momentos mais gratificantes de trabalhar neste setor, quais seriam?

FM: O mais desafiante é, sem dúvida, fazer coisas diferentes, que nunca tenham sido vistas neste setor. Designs que nos permitam superar as nossas expectativas e, principalmente, as dos nossos clientes. O mais gratificante acaba por estar diretamente ligado a isso. É lançar novas peças, apresentá-las ao mundo, e receber feedback positivo que admire a nossa criatividade e trabalho artesanal.

PL: Num mercado em constante evolução e concorrência feroz, é fácil inovar e superar expectativas?

FM: Não é nada fácil. É um processo que exige muita força de vontade, motivação e, principalmente, bastante trabalho criativo. Dois pontos chave são o conhecimento de mercado - que nos permite analisar tendências, e o contacto próximo com o cliente - que nos transmite as suas necessidades. Assim, podemos trabalhar em dar respostas que combinem as necessidades do cliente, as tendências de mercado, e a imagem de marca da Wonderlight.

O que temos sempre presente neste processo é que não queremos fazer mais do mesmo, queremos inovar e enriquecer o mundo da iluminação e do design de interiores.

"(...) não queremos fazer mais do mesmo, queremos inovar e enriquecer o mundo da iluminação e do design de interiores."

ENTREVISTA / INTERVIEW

.MAIO/MAY | 12