Portugese - Mental health and gender based violene 2019 | Page 9

1

Introdução

Sobre o livro e seus objetivos

Em anos recentes , vários manuais e guias foram desenvolvidos no campo traumatológico . Alguns desses tratam de violência baseada em gênero ( VG ), suas consequências , e formas de prevenção e proteção contra ela . Este manual foca na saúde mental de sobreviventes de trauma , especificamente o trauma associado à VG . O objetivo é providenciar um suplemento bem prático à literatura existente . O manual sugere técnicas que tratam das necessidades psicológicas de sobreviventes da VG , que podem ser utilizadas para auxiliar e dar apoio aos indivíduos expostos a essa forma de violência . Ele foca principalmente nas formas de compreensão de como o trauma afeta a vida dos sobreviventes . Espera-se que os métodos apresentados aqui também sejam de grande valor no auxílio de pessoas expostas a outras formas de trauma .
O manual lida com as seguintes questões :
• Qual o significado psicológico de trauma ?
• Como eventos traumáticos afetam a saúde mental ?
• Quais são os sinais de sofrimento e como eles podem ser diagnosticados ?
• Como podemos criar um espaço seguro que permita diálogo e apoio ?
• Quais abordagens podem ajudar um sobrevivente a lidar com o trauma e seguir com sua vida ?
O manual é um recurso para ajudantes que trabalham em situações de emergência que possuem pouco ou nenhum acesso a serviços de saúde especializados ou a profissionais de saúde com experiência psicológica e psiquiátrica . Nós esperamos que ele auxilie os ajudantes a identificar e compreender os sinais de sofrimento , e lidar mais eficientemente com as fases traumáticas mais agudas . Nossa intenção é providenciar ferramentas e abordagens que possam estabilizar os sobreviventes depois de terem sido expostos a eventos traumáticos , ajudá-los a lidar com eventos que ativem memórias traumáticas , e ensiná-los a retomar o controle de suas vidas .
O manual também leva em conta o estresse que os próprios ajudantes vivenciam , o risco de sofrerem de trauma secundário , e suas necessidades quanto a apoio e comunicação .
Há , ainda , material de treinamento adicional disponível em outras fontes . O HHRI criou uma página sobre VG em seu site ( www . hhri . org ), onde se pode encontrar publicações relevantes e guias , além de organizações e sites que tratam da questão . Mais leitura será encontrada nos assuntos específicos via links para o material de treinamento .
O manual é direcionado primariamente a mulheres e meninas vítimas de violência sexual . Homens e meninos também são vítimas de estupro , e a violência sexual contra homens pode ser especialmente difícil de se discutir . Acreditamos que este manual servirá para ajudar homens sobreviventes de violência de gênero , feitas as adaptações adequadas . Um módulo de treinamento separado seria necessário para trabalhar com crianças ( meninos e meninas ) sobreviventes da VG . Esse treinamento faz referência a documentos sobre VG contra crianças e homens , mas não elabora as necessidades específicas desse grupo ou trata de sua situações explicitamente .